Você sabe REALMENTE como preparar um Sermão?

  • SumoMe

sermaoVocê sabe REALMENTE como preparar um Sermão?

Pregar muita gente prega, mas será que todos sabem preparar um sermão antes de pregar?

Estou lendo um livro do Jilton Moraes, O clamor da Igreja, que a proposito recomendo a leitura, e fiquei surpreendido com a quantidade de queixas e reclamações que as pessoas têm dos pregadores de um modo geral.

Nesse livro o professor e escritor Jilton mostra o resultado de uma entrevista  que realizou no centro oeste e nordeste brasileiro. Chega a ser estarrecedor os depoimentos colhidos e relatados no decorrer de cada capitulo do livro.

As reclamações mais comuns expostas no livro são exatamente sobre a falta de preparo dos pregadores com relação ao sermão pregado. Ou seja, não estudam e não se preparam adequadamente para irem ao púlpito levar a Palavra de Deus aos ouvintes.

É comum ouvirmos pregadores a dizer que não precisam de estudar pois o Espirito Santo lhes dá o que falar na hora. E por causa disso há muitos ouvintes  insatisfeitos com o resultado desses pregadores que pensando ser o Espirito Santo quem esta falando, deslancham a dizer um monte de coisas sem contexto,  sem nexo,  e as vezes até mesmo sem ser bíblico e o resultado é um sermão sem pé e sem cabeça. (Falam muito e não dizem nada com nada).

Alguns pregadores até que tem um bom material para pregar mas falta-lhes a organização do sermão e com isso ficam como que perdidos entre um amem e outro amem  ou entre uma aleluia e uma glória a Deus, como se isso os ajudassem a manter-se numa corda bamba.

Sem falar naqueles que fazem do momento da Palavra um verdadeiro Show de “revelagens” e a Palavra fica somente com a leitura de um versículo inicial para dar o pontapé inicial naquilo que acham ser revelações. Não tenho nada contra quem revela mas o que temos visto foge completamente da normalidade. Revelações tem seu lugar e hora. Na hora da palavra, devemos prezar em pregar a Palavra, é ela que  alimenta a congregação.

Preparar sermão, realmente admito, não é fácil.  Mas nada que com um pouco de disciplina, e dedicação não se consiga.

Segundo Jilton Moraes (2012 p.23): “Precisamos ter em mente que um sermão não desce do céu pronto. Vem do alto, sim, mas não com sua forma final. A inspiração vem do Senhor. Ele nos diz o que pregar, porém o desenvolvimento da mensagem cabe a nós, pregadores.”

Ainda segundo o autor acima citado um sermão precisa de muito tempo de oração, meditação, estudo sério e coordenação das ideias a se comunicar e essa tarefa é puramente transpiração.

Diante do que foi exposto te pergunto: E você sabe preparar um sermão? Ou você acha que o sermão é apenas inspiração e nada de transpiração.

A tarefa de pregar a Palavra é uma dadiva e abençoada mas são poucos os que estão cumprindo essa tarefa e deixando ao Senhor da Pregação Feliz.  “Maldito aquele que  fizer  a obra do Senhor negligentemente” (Jr.48.10).

Que tal fazer um curso de Sermão? Se desejar clique aqui para mais informações.

palavra Chave para esse artigo: Sermão

Autor: Silvano da Silva Reis.

Referencia bibliográfica:  Moraes, Jilton.  O clamor da Igreja: Em busca de excelência no púlpito. São Paulo; Mundo Cristão,2012.

Quer Aprender a pregar como Jesus Pregava?  

pastorsilvano

Bacharel em Teologia, pós-graduando em Docência do Ensino Superior. Membro da Comissão de Ética da Convenção das Igrejas o Brasil Para Cristo -MG. Fundador e Coordenador do Seminário Setevit ( Seminário Teológico). Editor do Escola para Pregadores. Pastor Atuante em Santa Cruz de Minas e Tiradentes - MG

Website: http://www.escolaparapregadores.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *