Um Pensamento Sobre a Palavra “Graça”.

  • SumoMe
Estava pesquisando significados de palavras e ocorreu-me de verificar o significado da palavra graça. Usei alguns dicionário s on-line, o Léxico universia e o dicionário de sinônimos AOL e no primeiro o significado de graça é:” favor que se faz ou recebe: receber uma graça” , enquanto no segundo o sinônimo para graça no tópico 7 é “clemência, graça, indulgência, misericórdia, perdão, remissão”
Ai! Lembrei-me das Palavras de Deus ao Apostolo Paulo: ”A minha Graça te Basta”. (1Co.12.9) Compreender o contexto dessa afirmativa é muito difícil, pois a Bíblia não nos revela claramente qual era a situação difícil que Paulo estava vivendo, cremos que deveria ser algo muito incomodo, o que o levaria a pedir a Deus que o livramento. O interessante então foi a resposta inusitada do Pai, “A minha Graça te Basta”.
O que exatamente Deus estava a dizer a Paulo? Será que Ele dizia: ”Paulo o meu Perdão te basta”. É penso que seria isso! Deus queria que Paulo compreendesse que a misericórdia divina era o suplemento diário e necessário para ele viver.
N a realidade a Graça de Deus é suficiente para nós todos vivermos. Sem o perdão de Deus através de seu filho Jesus Cristo já teríamos sido consumidos pelos nossos erros e pecados.
Talvez eu e você nos encontremos nesse momento com algum sofrimento igual ao de Paulo e ao ponto de gritar e implorar a Deus que nos livre desse sofrimento, dessa dor. E o Pai nosso que esta nos Céus responde para nós da mesma forma que respondeu a Paulo.
“Filho, filha, a minha graça te basta, o meu perdão já é suficiente para aliviar o teu sofrimento e a tua angustia”.
Então devemos olhar para o céu e agradecer o favor que Deus nos faz todos os dias quando nos perdoa nos permitindo novas experiências de vida e novas oportunidades. Graça pode ser isso, O favor de Deus em nos perdoar.
Por Pastor Silvano,
16/10/2010.

Quer Aprender a pregar como Jesus Pregava?  

pastorsilvano

Bacharel em Teologia, pós-graduando em Docência do Ensino Superior. Membro da Comissão de Ética da Convenção das Igrejas o Brasil Para Cristo -MG. Fundador e Coordenador do Seminário Setevit ( Seminário Teológico). Editor do Escola para Pregadores. Pastor Atuante em Santa Cruz de Minas e Tiradentes - MG

Website: http://www.escolaparapregadores.com

2 Comentários

  1. wellinson

    Bom, certa vez ouvi uma definiçao muito interessante tambem sobre graça:

    Uma vez um pai estava tendo problemas com seu filho pois ele nao o obedecia.
    Entao o pai teve uma ideia. Logo que seu filho cometeu um aquele mesmo erro o pai foi lhe ensinar algo novo.
    Filho, disse o pai, vou lhe disciplinar de um modo diferente e tb vou te ensinar o que é minha graça e minha misericordia sobre voce. Toda vez que fizer algo de errado vou te corrigir apenas por palavras. Mas quando vc cometer o mesmo erro pela terceira vez ai sim vou te dar boas varadas. Td bem? Tb bem, respondeu a criança.

    Bom, o tempo passou e aquele garoto errou pela primeira vez e o pai apenas conversou com ele. e da mesma forma na segunda. Porem quando aconteceu pela terceira vez o garoto ficou maluco, desesperado pq ele sabia que iria apanhar de seu pai.
    Mas ele teve um susto pois seu pai nao lhe bateu como havia lhe prometido, mas ainda vez algo muito diferente. Ele ainda pegou seu filho e o levou para tomar sorvete, pois sabia que seu filho gostava muito.
    Então o garoto ficou curioso e perguntou ao seu pai o pq daquela atitude. Logo o pai lhe respondeu:
    bem filho, lembra que eu te falei que iria te ensinar sobre graça e misericórdia?
    a minha misericórdia esta sobre vc pq vc merece receber aquelas palmadas, mas eu não as dei. E a minha graça esta sobre vc pq vc não merece esse sorvete que tanto gosta, mas eu decidi te dar mesmo assim.
    então o garoto ficou constrangido com aquela atitude de seu pai que parou de desobedecer e começou a honrar mais a seus pais.

    graça pra mim é isso: receber algo que eu nao mereço. no caso se é algo vindo de Deus eu ja tenho que lhe agradecer todos os dias so pelo fato de acordar, pois me é uma graça dada por Deus.
    misericordia pra mim: seria algo qe eu mereceria ( fogo eterno, inferno etc…) mas Deus decidiu nao imputar isso sobre mim.

    acho que é isso Tio Silvano. ficou muito bom. gostei. abraços

    • wellinson

      depois o senhor corrige os erros de portugues. escrevi correndo e nao voltei para corrigir. dai saiu essa destruiçao…rs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *