Sermão: Descubra o Propósito de Deus para sua Vida.

  • SumoMe

TITULO : Descubra o  Propósito de Deus para sua Vida

TEXTO: Colossenses 1 : 16 

( Ler texto Bíblico )

 

INTRODUÇÂO

Albert Einsten certa vez declarou: “Deus não joga dados”, não lança nada ao acaso.

Uma questão essencial que você deve perguntar: Por quê estou vivo? Qual é a finalidade da minha vida?

(Ilustração): Conta-se uma história sobre um arquiteto inglês, que fez o projeto de algumas catedrais da Inglaterra. Um dia, ao visitar a área onde estavam construindo uma, ele encontrou três homens trabalhando na escavação. “O que vocês estão fazendo?”, ele perguntou. “Eu estou apenas retirando entulhos”, replicou um deles com azedume. “Eu estou cavando uma vala de alicerce”, reclamou o segundo homem.  Mas o terceiro homem respondeu com orgulho: “Eu estou ajudando a construir uma grande catedral!”

Triste é que muitos crentes menosprezam sua chamada e o valor de sua contribuição para o reino de Deus. Simplesmente porque não são pregadores, evangelistas e nem missionários, não crêem que sua vida ou carreira seja importante aos olhos de Deus. Deus nunca cria nada sem propósito! Toda planta… animal… ser humano… se você está vivo, significa que Deus tem um propósito para sua vida! Por isso, você precisa entender que está aqui temporariamente. É como se tivesse de passagem por um país estrangeiro.

 Proposição : Se você olhar para dentro de si e para o mundo, você não vai descobrir o propósito de Deus para sua vida, porque isso não tem haver com você. Tem a ver com Deus!

Transição:  Observe que Deus quer que reconheçamos que fomos criados por 05 razões

DESENVOLVIMENTO

I . Você foi planejado para o louvor a Deus:

A) Ele o fez para agradar-se de você..” O Salmo 149:4 a .  “O Senhor agrada-se do seu povo…”

B) Você foi criado à imagem de Deus e recebeu a capacidade de relacionar-se com Ele!  Que privilégio o do ser humano!.

C) A coisa mais importante que você pode conhecer na vida é a verdade de que Deus o ama! A segunda coisa mais importante é amar a Deus reciprocamente, Jesus ensinou isso: “Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento. Mateus 22:37-38

Aplicação : O que significa isso? Significa mostrar amor a Deus vivendo uma vida que O louve! o propósito principal da sua vida é adorar a Deus

Transição : O Termo usado para expressar amor a Deus é: ADORAÇAO. Adorar a Deus  é o primeiro propósito; A segunda razão pela qual Deus o colocou aqui na terra, é que:

II . Você foi criado para fazer parte da  família de Deus! Ef 1 : 5

A)   Deus desejou uma família e você foi criado para ser parte dela! Esta família vai além da família terrena! É eterna.

B)   Mas a igreja é uma família, família de Deus! …Não é uma instituição religiosa, clube, negócios, organização – é um organismo, é uma família!

C)   Pois Deus diz que você não pode fundamentar-se como cristão sem a igreja, que é família! Algumas pessoas parecem dizer: “Eu sou um cristão. Eu só não quero compromisso com nenhuma igreja”. …mas dizer isso é como ser: Um jogador de futebol sem um time, Um soldado sem exército, Um guitarrista sem guitarra,  Uma abelha sem a colméia

Aplicação : Você deve  mostrar que é realmente um cristão? Se comprometendo com uma igreja que é a família de Deus! A razão pela qual Deus descreve a Igreja como uma família, é porque nela os membros são irmãos entre si e todos devem se amar!

Participe da família de Deus par estar em Comunhão com as pessoas de Deus.

Transição  : Você é planejado para o louvor a Deus, e isso é adoração; é formado para a família de Deus, isso é comunhão. A terceira razão pela qual Deus criou você é esta:

 III . Você foi criado para tornar-se igual ao Filho de Deus

A)   Hoje Deus não têm mais um filho único, unigênito (como diz Jo 3.16); Deus tem muitos filhos, sendo que deles Jesus Cristo agora é o primogênito.

B)   E sobre estes outros filhos de Deus está escrito: “…também os predestinou para serem conformes a imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.” Rm 8:29.

C)   Isso não é um Plano B, é o plano de Deus desde o começo. O plano de Deus sempre foi querer ter-nos à sua imagem, para fazê-lo à sua semelhança ( discípulos ).

D)   O pecado interferiu no plano que Deus tinha, mas aí, Ele mandou Jesus vir à Terra para restaurar o que se havia perdido, de tal forma que pudéssemos ser salvos, e sermos como o Seu Filho.

E)   Ouça: Deus está muito mais interessado no que você é do que no que você faz. Não é tanto a carreira, mas o caráter que enche os olhos de Deus. Porque não levaremos a carreira para a eternidade, mas sim o caráter!

Aplicação: Quando você entende isso, a vida se torna muito mais simples. Você não fica mais se perguntando o tempo todo: “Por quê está acontecendo isso comigo?” …você saberá a resposta: É para torná-lo como Jesus!

Deus quer ver os frutos do Espírito em sua vida, e Ele faz isto colocando você em situações em que esses frutos são necessários.

A Bíblia diz que Jesus aprendeu a obediência através do sofrimento. Deus não poupou Jesus, por que pouparia você?

 

Transição  : Até agora nós aprendemos que você foi planejado para o louvor a Deus, isso é adoração; e você foi formado para a família de Deus, isso é comunhão; e você foi criado para ser mais e mais como Cristo, isso é discipulado. A quarta razão pela qual Deus criou você:

 

IV . Você foi moldado para servir em nome de Deus .

A)   A Bíblia diz em Ef 2.10 o seguinte: “Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos.”

B)   Outro nome para essas “boas obras” é a palavra ministério. Todo crente é criado para servir, é e capacitado para o ministério.

C)   Existem 5 coisas que mostram que você é único…

A maneira de ser,        As origens,        A sua lista de Dons Espirituais  , O desenvolvimento de habilidades ,  As suas experiências

 Aplicação: Você deve se perguntar: O que farei com os talentos que recebi de Deus? Os Desenvolverei para dar minha contribuição!

Quando você chegar no céu Deus irá fazer duas perguntas:

1) Como você encarou a presença de Jesus na sua vida?

2) O que fez com o que eu lhe dei?

Alguns têm uma concepção errada sobre o que faremos no céu: Não iremos sentar por lá o dia todo e tocar uma harpa. Não! Deus tem planos para você servir na eternidade! …Neste momento, Deus está dando tempo para você na Terra, para praticar o serviço. A Bíblia mostra que “Se você for fiel com pequenas responsabilidades na Terra, Ele lhe dará maiores na eternidade!”

 Transição  : Portanto: Você foi planejado para o louvor de Deus, isso é adoração; Foi formado para a família de Deus, isso é comunhão; Foi criado para se tornar como Jesus, isso é discipulado; Foi moldado para servir, isso é ministério. E a quinta razão pela qual Deus criou você é a seguinte:

V . Você foi feito para uma missão na obra de Deus. .  João 17:18

A)   Todo crente precisa de um ministério na igreja e uma missão no mundo! Você tem que ter os dois! MINISTÉRIO e MISSÃO!

B)   Qual é a nossa missão no mundo?  Se você quer a bênção de Deus na sua vida, você precisa se preocupar com o que Ele mais se preocupa: Trazer os sem igreja para a família de Deus!

 

Aplicação: A nossa missão é falar para as pessoas sobre a salvação!

Exercer nossa missão no mundo é: Evangelismo . Deus não quer que nenhuma pessoa sequer se perca! …Nenhuma criança, nenhum adolescente, nem um jovem, nenhum adulto ou idoso.

Quando você pergunta “De que tamanho deve ser a nossa igreja?”, você está fazendo a pergunta errada! A pergunta certa é “Aqui na cidade, quem precisa de Jesus?”

Porque  enquanto existir uma pessoa perdida, sem Jesus, em caminhos distantes de Deus, a nossa igreja precisa continuar crescendo.

 CONCLUSÃO

Então, você tem cinco razões para entender o propósito de Deus para a sua vida…

Você foi : Planejado para o louvor a Deus, Formado para a família de Deus , Criado para tornar-se igual ao Filho de Deus, Moldado para servir em nome de Deus, Feito para uma Missão na obra de Deus

Desafio : Como tem sido sua vida? você tem cumprido esses propósitos? você já pertence a família de Deus?

Obrigado por ser leitor de nosso blog e de nossos artigos e dicas para pregadores.

Se gostou dessa mensagem compartilhe com mais um.

Talvez queira conhecer também nosso Kit de Ilustrações para Sermões. Mais de Duas mil ilustrações.

 

 

Quer Aprender a pregar como Jesus Pregava?  

pastorsilvano

Bacharel em Teologia, pós-graduando em Docência do Ensino Superior. Membro da Comissão de Ética da Convenção das Igrejas o Brasil Para Cristo -MG. Fundador e Coordenador do Seminário Setevit ( Seminário Teológico). Editor do Escola para Pregadores. Pastor Atuante em Santa Cruz de Minas e Tiradentes - MG

Website: http://www.escolaparapregadores.com

1 Comentário

  1. Seus esboços de sermão muito me ajuda gostaria de reçeber email de suas mensagens….
    Deuso abençoe ricamente seu minisrerio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *