Sermão: Atitudes que nos esfriam na vida cristã.

  • SumoMe

Titulo: Atitudes que nos esfriam na vida cristã.

TEMA: Vida Cristã.  

TEXTO: 2 Tm 4: 6 – 8

6 Porque eu já estou sendo oferecido por aspersão de sacrifício, e o tempo da minha partida está próximo.

7 Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.

8 Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda.

TEXTO: Rm 8: 35 – 39

35 Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada?

36 Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia; Somos reputados como ovelhas para o matadouro.

37 Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou.

38 Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir,

39 Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.

 

INTRODUÇÂO

Ilustrações: – Você sabia que os rios nascem nos lugares mais altos da terra ?  a água lá em cima é clara e pura , sem contaminação , mas a medida que ela passe pelas cidades começa a se poluir, se sujar pois as pessoas jogam nela todas as sujeiras.

– A vida dos cristãos é semelhante a esses rios , pois diariamente  sofrem influências negativas que podem levar ao afastamento da vida cristã. Que prejuízo esse afastamento nos traz:

 

( Ler texto Bíblico )

Proposição: O que nos afasta da Vida Cristã?

 Transição: Veremos 04 atitudes negativas que afastam os irmãos da vida cristã, e porque que isso acontece.

DESENVOLVIMENTO

I . DEIXAR DE LER A BIBLIA  

A . Porque devemos prosseguir no conhecimento de Deus. ( 2 Tm 3 : 15 ) – É através dos decretos de Deus que conhecemos a sua vontade e com isso nos tornamos sábios para a salvação.

B . Porque a palavra de Deus traz as correções para os nossos deslizes de comportamento . ( 2 Tm 3 : 16 ) – Ela é verdadeira e eficaz para a correção do homem habilitando-o para a santidade.

 C . Porque a palavra de Deus é um guia para o encontro da felicidade . ( 2 Tm 2 : 11 ) – Para nós cristãos nossa felicidade é a certeza de que reinaremos com deus na vida eterna.

 Aplicação : Será que a bíblia tem sido seu alimento diário , se você não lê a bíblia poderá ser enganado com as idéias erradas do mundo.

 Transição : Vimos a 1ª atitude negativa que nos afasta da vida cristã que é deixar de ler a bíblia , agora vamos ver a 2ª atitude.

 II . Deixar de orar . ( Tiago 5 : 14 – 16 )

A . Porque o cristão que ora tem uma vida vitoriosa – Temos a certeza de que em Cristo Jesus somos mais que vencedores e as ciladas do inimigo não prevalecerão.

B . Porque a oração nos coloca em comunhão com Deus – Jesus orava e conversava com o Pai e deixou esse exemplo aos discípulos ( Mt 26 ).

Aplicação : Como está sua vida de oração. Nas suas orações você tem agradecido por tudo que Deus tem feito  , e pedido ajuda  na solução de  seus problemas .

 Transição : Então a  1ª atitude negativa que nos afasta da vida cristã que é deixar de ler a bíblia , a  2ª atitude é Deixar de orar, vejamos a 3ª atitude negativa .

III . Deixar de testemunhar . ( 1 João 5 : 10 – 13 )

A . Porque devemos demonstrar nossa crença em Deus ( vv 10 e 11 ) – e a certeza de que através de Cristo Jesus , somos salvos.

B . Porque o nosso testemunho edifica os irmãos ( vv 13 )  – mostra que Deus já nos garantiu a vida eterna , devemos crê em Jesus Cristo como nosso Salvador.

Aplicação : Você tem se envergonhado de ser cristão ( como Pedro que negou a Cristo 3 vezes) . Você tem demonstrado as maravilhas que Deus tem feito na tua vida .

Transição : Vimos  3 atitudes  negativas  que nos afastam da vida cristã que é deixar de ler a bíblia ,  Deixar de orar e deixar de testemunhar , vejamos a 4ª  e última atitude negativa .

IV . Deixar de freqüentar a Igreja . ( Hebreus  10 : 24 – 25 )

A . Porque a igreja nos coloca em comunhão com os irmãos) – Ilust : um graveto tirado do fogo apagará.

B . Porque na igreja crescemos espiritualmente e somos edificados  – Longe da igreja nos acomodamos e não buscamos a Deus.

Aplicação : Você tem dado prioridade aos cultos . muitas vezes aparecem programas na tv , com amigos, outras vezes pequenas enfermidades . Mesmo com essas coisas você tem estado nos cultos

Transição : Essas  4 atitudes negativas (deixar de ler a bíblia ,  Deixar de orar , deixar de testemunhar e deixar de freqüentar a igreja ) ,   nos afastam da vida cristã .

CONCLUSÃO

Não se afastando de DEUS , Ele derramará bênçãos  em sua vida e lhe dará poder para vencer o mundo e os males que dele provem.

Desafio :  Então Irmãos , que hoje você possa  :

  • Renovar seu compromisso com Deus. Conhecendo mais as Sagradas Escrituras / Buscando a Deus em Oração / Testemunhando / Participando dos cultos e reuniões na congregação.
  • Lembrar que tudo que você faça é para a glória Dele.
  • Perseverar na vida cristã  para não se contaminar com as coisas do mundo.

Adaptação: Antonio Bahia.

Talvez goste de ler:

Vivendo em Liberdade

Fazer a diferença nessa geração

Compartilhe na Rede:

 

 

 

Quer Aprender a pregar como Jesus Pregava?  

pastorsilvano

Bacharel em Teologia, pós-graduando em Docência do Ensino Superior. Membro da Comissão de Ética da Convenção das Igrejas o Brasil Para Cristo -MG. Fundador e Coordenador do Seminário Setevit ( Seminário Teológico). Editor do Escola para Pregadores. Pastor Atuante em Santa Cruz de Minas e Tiradentes - MG

Website: http://www.escolaparapregadores.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *