Qual O Significado do Natal?

  • SumoMe

Qual o significado do Natal?
Por Pr. Silvano da silva Reis.
A origem

Até antes do quarto século não se celebrava Natal.
O que a igreja celebrava era a Epifania, que quer dizer manifestação ou aparecimento. Celebrava-se o aparecimento de Jesus, ou a manifestação de Jesus. As Epifanias eram celebradas de acordo com o entendimento de cada um sobre a possível data de nascimento de Cristo. Uns criam que Jesus nasceu entre Setembro e Outubro enquanto outros criam ser o nascimento de Jesus em Janeiro. As datas de Epifania mais conhecidas são as celebradas em Janeiro no dia 06.

As festas que existiam nesta data de 25 de Dezembro , que temos conhecimento, era uma comemoração a entrada do sol. Solsticio de Inverno como era chamada e celebrava ao Natalis Solis. (Nascimento do Sol). Também com programação nesta ,mesma época, as Saturnálias, que celebravam a Saturno. As Saturnálias compreendiam o período entre os dias17 e 24 de Dezembro eeram acompanhadas de comilanças, bebida, sexo e troca de presentes.

Como se deu a entrada da festa natalina nos moldes que a conhecemos hoje? Bem o que ocorreu foi a conversão de Imperador Romano Constantino ao Cristianismo. Este governador ao se converter tornou o cristianismo como religião oficial de Roma .( daí o nome de Igreja Católica Apostólica Romana).Nesta época da conversão de Constantino havia muitas brigasentre cristãos e pagãos por causa das festas populares, das Saturnálias e do Solsticio de Inverno. Então Constantino proibiu as festas pagãs e colocou no lugar delas o Natal. Por que Natal? Porque a palavra significa nascimento e tanto poderia se comemorar o nascimento de deus sol como do Deus Jesus.

Deliberado, assim se decretou que no dia 25 de dezembro seria celebrado ao invés de Natalis Solis (Nascimento do Sol) seria celebrado o Natalis Christi (nascimento de Cristo) ao invés do sol de inverno seria o Sol da Justiça. A polemica data do nascimento continua em discussão até os dias de hoje, sem acordo. Mas no ano de 353 o papa Júlio 1º decretou a data de 25 de Dezembro como definitiva para a celebração do nascimento de Cristo.

Natal.
Após o quarto século o mundo todo passou definitivamente a comemorar o Nascimento de Jesus Cristo em 25 de Dezembro e usa-se comumente a Palavra Natal em Referencia a Isso. O Natal deveria ser, portanto a festa de aniversário de Jesus Cristo.

Quando celebramos o aniversário de alguém, homenageamos este alguém com presentes e uma linda festa, pelo menos esta é a nossa cultura.
Então no dia 25 deveríamos celebrar ao Mestre oferecendo a Ele nossos tesouros, nosso coração.

Portanto o Natal é a comemoração do nascimento de Jesus Cristo. Ao se comemorar o natal os povos buscam viver um momento de reflexão em torno da vida de Jesus Cristo e assim olhar para dentro de si, buscando uma renovação espiritual.

Natal deveria ser, portanto momento de reflexão.
No entanto o Natal perdeu seu sentido de renovação, de reflexão e de vida, para dar lugar a um comercio desenfreado e egoísta.

Natal hoje é sinônimo de comercio e presentes quando deveria ser sinônimo de reflexão e renovação.
Para nós cristãos o sentimento que deve prevalecer é o de adoração. Adoremos ao nosso Rei. Jesus Cristo.
Já é natal. Feliz Natal Senhor Jesus.

Se gostou Compartilhe na rede com seus amigos.

Se tem algo a dizer sobre o artigo deixe seu comentário.

Quer Aprender a pregar como Jesus Pregava?  

pastorsilvano

Bacharel em Teologia, pós-graduando em Docência do Ensino Superior. Membro da Comissão de Ética da Convenção das Igrejas o Brasil Para Cristo -MG. Fundador e Coordenador do Seminário Setevit ( Seminário Teológico). Editor do Escola para Pregadores. Pastor Atuante em Santa Cruz de Minas e Tiradentes - MG

Website: http://www.escolaparapregadores.com

1 Comentário

  1. Pingback: Três perguntas que Faria a Jesus No dia do Natal. | Escola Para Pregadores

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *