Profecias você sabe o que é?

  • SumoMe

Profecias você sabe o que é?.
Por. Pastor Silvano da Silva Reis.

O que é Profecias?
Em 1Co. 12.8-11 fala sobre os Nove dons Espirituais e dentre eles se encontra o de Profecia.
Profecia é portanto um dos dons Espirituais e está relacionado a expressão verbal (comunicação). É Portanto uma proclamação espontânea de palavras e ideias dadas num certo momento pelo Espirito, mas numa língua que conhecemos e compreendemos.

A Profecia é para quem e qual é sua finalidade? 1. Co.14.3
Segundo o apostolo Paulo ela é para os homens.
“O que profetiza fala aos homens para edificação, exortação e consolo”.
Tem como Finalidade a Edificação a exortação e a consolação dos homens.
Quanto a edificação seria conduzir o ouvinte a um estado de construção ou fortalecimento de sua fé no amor e no Espirito Santo.
As vezes confundido com admoestar, a exortação nada mais é que animar, ajudar o homem a despertar. Seria o mesmo que encorajar.
E finalmente a profecia atende ainda a finalidade de consolar que é o ato de trazer conforto aos cansados, oprimidos, machucados, aflitos, etc.
Na igreja o uso desse dom significa edificar o povo, despertar o crente e as veze os incrédulos, e dar animo e alegria ais que precisam de um consolo.
O dom de profecia não deve ir, além disso. A profecia não e é para predizer o futuro e nem pra dar direcionamento contudo se algum profeta fizer uso disso que seja julgada a profecia.

As profecias devem e podem ser julgadas. “Falem dois ou três profetas, e os outros julguem.” 1.Co.14.29. As palavras dos profetas devem ser examinadas cuidadosamente e julgada sua precisão e acordo com as escrituras e os princípios bíblicos.
Por isso? Por que nem todos os profetas e nem todas as profecias são infalíveis. “Não extingais o Espirito santo, não desprezeis as profecias. Examinai tudo. Retende o bem.” 1Ts.5.19-21. Examine , prove julgue e fique com aquilo que realmente seja bom.
Os profetas assim como as profecias devem ser julgados também? Claro que sim. O caráter do profeta deve corresponder ao caráter de Cristo. Então basta perguntar: “Esse profeta é um cristão de confiança, vive o evangelho do Senhor com amor. Tem o caráter de Cristo”.
As palavras do profeta são amorosas e edificantes ou são censuradoras e ríspidas.
O profeta é provado no seu meio, onde vive.
Como é o profeta conhecidos pelas pessoas? Tem boa reputação? É humilde? É submisso as autoridades, ao seu pastor ou líder. “
“amados não creiais em todos os espíritos, mas provai se os espíritos são de Deus: porque muitos falsos profetas já se levantaram no mundo”.

Existem dois testes simples que podemos fazer e que pode nos ajudar a julgar os profetas.
1- O que falou tem que acontecer. “Quando um profeta falar em nome do Senhor, e tal palavra não se cumprir, nem se suceder assim, esta é uma palavra que o Senhor não falou, mas o profeta a falou presunçosamente: não tenhas temor dele”. Dt.18.22.
2- A profecia não pode anular a Bíblia. Tem que estar de acordo com Ela. “A lei e ao Testemunho! Se eles não falarem de acordo com esta palavra, é porque não há nenhuma luz neles”. Is.8.20. O que é profetizado e ensinado precisa concordar com a Bíblia.

Enfim o que podemos dizer de tudo isso é que as profecias existem, os profetas existem e onde eles estiverem haverá tanto os bons quanto os ruins. Cabe a cada um de nós percebermos quem é quem. O dom de profecia bem utilizado pode ser uma grande ferramenta para o crescimento da igreja.
Deus abençoe a todos.

Leia outros de nossos artigos. Talvez goste de um desses:

Vivendo em Liberdade

A família abençoada por Deus

O normal de Deus na Vida do Crente

Que tal se inscrever e receber novos artigos
Subscreva Na Escola Para Pregadores por Email

Quer Aprender a pregar como Jesus Pregava?  

pastorsilvano

Bacharel em Teologia, pós-graduando em Docência do Ensino Superior. Membro da Comissão de Ética da Convenção das Igrejas o Brasil Para Cristo -MG. Fundador e Coordenador do Seminário Setevit ( Seminário Teológico). Editor do Escola para Pregadores. Pastor Atuante em Santa Cruz de Minas e Tiradentes - MG

Website: http://www.escolaparapregadores.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *