Preparando Pregações Expositivas. Estagio de Preparação 2.

  • SumoMe

caderno para anotacoes

Definição do Texto da pregação Expositiva.

Iniciamos recentemente uma nova serie de artigos com o Tema: Preparando Pregações Expositivas.

No primeiro artigo escrevemos sobre o Primeiro estagio da preparação para se pregar expositivamente, ESTUDE  OS ANTECEDENTES HISTÓRICOS E CULTURAIS DE TUDO QUE ENVOLVE O TEXTO A SER EXPOSTO. E nesse de hoje abordaremos a segunda parte do estagio da preparação. Que é a Definição do texto da pregação expositiva.

Quem acompanhar esses artigos constatará que preparar sermões expositivos é deverás muito trabalhoso, contudo muito proveitoso. Espero que tenham feito o exercício do artigo passado e estejam  prontos para fazer mais um agora.

Depois de ter pesquisado os antecedentes históricos e culturais do nosso texto estamos prontos para agora dividir o livro da Bíblia em pequenos blocos de estudos.  Alguns autores chamam esses blocos de “Parágrafos da Pregação” outros de “unidades de pensamentos” enfim o que importa é que precisamos descobrir onde começa uma ideia e onde ela termina ou seja onde se inicia um paragrafo e onde ele termina.

Uma dica quente: Em algumas bíblias Sempre que se inicia um paragrafo ou novo assunto a primeira letra é destacada com maiúscula e negrito.  Assim fica fácil saber que iniciou um novo paragrafo.  É importante frizar que as vezes um bloco de estudos pode conter vários parágrafos falando de um mesmo assunto, de uma única ideia. Fique atento a isso.  Por isso não confunda “Paragrafo da Pregação” com o Paragrafo comum de todo texto.

As muitas leituras do texto é que torna possível a identificação com essas unidades de pensamentos. Geoffrey Thomas pergunta porque existe tão pouco poder  no púlpito e sua conclusão é de que a falta da leitura e do estudo da bíblia é a causa de tanta anemia nos púlpitos e nas igrejas. Então vamos ler mais a Bíblia.

Passaremos a partir daqui a um exercicio que nos ajudará a identificar os blocos de estudos ou Parágrafos da Pregação.

Se você ainda não comprou, compre um bom caderno, porque preparação de pregação expositiva gasta muito caderno. Se você já comprou então pegue seu caderno e anote o titulo do exercício.  Para os que não leram o primeiro artigo dessa serie aconselho a não fazer esse exercício sem que tenha feito o primeiro, portanto leia  Preparando Pregações Expositivas. Estagio de Preparação , e depois faça o exercício abaixo.

Mãos na “massa” digo mãos na Bíblia.

Vamos ler os títulos dos parágrafos escolhidos pelos publicadores da nossa bíblia.

Divida a  folha de seu caderno ao meio ( Trace uma linha de cima abaixo) e do lado esquerdo anote todos os títulos que você encontrou do  Livro que escolheu para Estudar. Um titulo por linha. Veja um Exemplo. (Escolhi um Livro Pequeno para Facilitar, você pode  escolher qualquer um outro).

PARÁGRAFOS E TÍTULOS EXTRAÍDOS DA BÍBLIA.

Livro: JUDAS .  Bíblia Almeida Revista e Atualizada.

(lado esquerdo da folha)

1- Prefácio e saudações (1-2)

2- É dever Cristão Pelejar pela fé (3-4)

3- Exemplos de  punição dos impios (5-16)

4- A Profecia  apostólica. Exortações. (17-23)

5- Doxologia final (24-25)

Agora do lado direito da sua folha você vai dar um titulo diferente para cada uma dessas divisões que extraiu de sua Bíblia.

Por exemplo:

1-  Cumprimentos iniciais (1-2)

2- Lutar pela Fé Genuína (3-4)

3- O que os impios receberão como punição(5-16)

4- Relembrando os mandamentos que nos preservam das   heresias.  (17-23)

5- Conclusão e exaltação ao nome de Cristo. (24-25)

Com esse simples exercício o pregador se prepara para uma intimidade mais profunda  do livro da Bíblia que ele pretende pregar expositivamente.   Você pode ao realizar esse exercício, concordar, discordar e modificar os títulos dos parágrafos  de pregação e assim vai ficando mais claro e mais fácil de começar o esboço do sermão.

Em nosso próximo artigo dessa série vamos  escrever sobre o primeiro passo no preparo da mensagem.

Aguarde.

Nos encontramos lá.

Talvez goste de Ler:

Preparando pregações expositivas parte 1

Os tipos de sermões mais pregados

Modelo de Ministração dos votos Nupciais

Considere se inscrever na Escola Para Pregadores e receber em seu email nossos artigos.

Subscreva Na Escola Para Pregadores por Email

Quer Aprender a pregar como Jesus Pregava?  

pastorsilvano

Bacharel em Teologia, pós-graduando em Docência do Ensino Superior. Membro da Comissão de Ética da Convenção das Igrejas o Brasil Para Cristo -MG. Fundador e Coordenador do Seminário Setevit ( Seminário Teológico). Editor do Escola para Pregadores. Pastor Atuante em Santa Cruz de Minas e Tiradentes - MG

Website: http://www.escolaparapregadores.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *