Para Que Servem as Ilustrações?

  • SumoMe

Para que servem as ilustraçõesPara Que Servem as Ilustrações?

Segundo Jilton Morais (2012,p.79) “As ilustrações  são excelente recurso para atrair a atenção dos ouvinte , tornando a mensagem mais clara e compreensiva. Uma boa ilustração tem a força de acompanhar o ouvinte por muito tempo”.  Por tanto as ilustrações quando bem usadas nos sermões são excelentes formas de esclarecer as mensagens.

O que é uma ilustração?

O dicionário define ilustração como sendo: Ato ou efeito de ilustrar; e traz a seguinte  definição para  ilustrar: esclarecer, elucidar, comentar, explicar.

Desse modo ilustrações são histórias vividas, acontecimentos do cotidiano, tudo o que achar interessante para clarear o  tema do sermão. pode ser uma analogia, uma fabula  uma parábola, uma alegoria pode ser inclusive inventada, tirada da imaginação da pessoa. A melhor e maior fonte de ilustrações históricas é a Bíblia.

Ilustrações são como que janelas para nossos sermões diz James Braga (2002,p.171). Porem é preciso cuidado para que os ouvintes não fiquem muito apegados a elas e se esqueçam da mensagem principal, a palavra de Deus. ” A ilustração jamais deve substituir o texto bíblico, ela tem apenas uma função psicológica e didática, para tornar mais claro aquilo que o texto revela. As ilustrações devem ser simples e ter relação direta com a mensagem. Quando bem escolhida uma ilustração leva rapidamente à compreensão dos conceitos mais difíceis e abstratos do texto” Alguns autores sugerem que se use uma ilustração por cada tópico ou divisão do sermão.

Importante ainda lembrar que não é bom usar ilustrações muito longas, pois o ouvinte pode ficar desmotivado e desviar totalmente sua atenção do sermão e o próprio pregador pode ter dificuldades em retomar o rumo do sermão.

Onde encontrar boas ilustrações?

Não tem nada pior do que ouvirmos uma mesma história ser contada um milhão de vezes. A fim de evitar isso o pregador prudente fará uma coleção  de ilustrações e procurará sempre acrescentar uma nova. Dessa maneira terá sempre a sua disposição uma boa coleção de história para ilustrar seus sermões e temas.

Assim sendo você pode construir sua  própria coletânea de ilustrações ou pode adquirir um kit de ilustrações completo.  Hoje em dia existem inúmeros materiais disponíveis em sites  e livros que facilitam muito a vida dos pregadores. Certamente encontrará a melhor formar de construir seu acervo de ilustrações.

E você usa de ilustrações em suas pregações?

Tem um kit de ilustrações a sua disposição?

Caso não tenha considere adquirir nosso kit de Ilustrações para sermões com mais de duas mil ilustrações para todas as ocasiões.
Clique na imagem abaixo para mais informações.

Kit ilustração para sermão

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe seu cometário sobre este artigo.

Quer Aprender a pregar como Jesus Pregava?  

pastorsilvano

Bacharel em Teologia, pós-graduando em Docência do Ensino Superior. Membro da Comissão de Ética da Convenção das Igrejas o Brasil Para Cristo -MG. Fundador e Coordenador do Seminário Setevit ( Seminário Teológico). Editor do Escola para Pregadores. Pastor Atuante em Santa Cruz de Minas e Tiradentes - MG

Website: http://www.escolaparapregadores.com

2 Comentários

  1. onair

    Gostei muito do assunto mas confesso que não tenho o kit de ilustrações para o uso cotidiano e seria de grande proveito já que estou cuidando de duas igrejas e tenho pregado com frequência gostaria de adquirir esse kit.

    • Odair, obrigado por deixar seu comentário.
      Quanto a como conseguir um kit de Ilustrações você pode
      procurar em alguma livraria ou se desejar pode adquiri nosso
      kit de ilustrações com mais de Duas mil ilustrações para sermões.
      Para ter acesso a compra do kit clique aqui: KIT ILUSTRAÇÕES PARA SERMÕES.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *