Os Tipos de Sermões mais Pregados. parte 3. Expositivo.

  • Sumo

tipos de sermões

Por Pastor Silvano da Silva Reis

Apresentamos nesta série de artigos alguns tipos de sermões. Estamos nos atendo a0s mais relevantes e por isso damos destaques aos seguinte tipos de sermões: Temático, Textual, Expositivo, Biográfico, Extemporâneo. Existem ainda outros tipos como por exemplo: Monologo Contestativo, Ilustrativo etc. Que mencionamos aqui apenas como informação, mas não trataremos deles neste estudo.

Existem muitas maneiras de se classificar um sermão e na tentativa de classifica-los cada autor usa definições que as vezes se sobrepõem. Enquanto uns os classificam de acordo com o conteúdo ou assunto,  outros pela estrutura e ainda há os que classificam conforme ao método psicológico usado no momento da apresentação da mensagem. Nossa escolha recaiu nos menos complicados, é a classificação em temáticos, textuais , expositivo , biográficos e extemporâneos.

 

Nossa Serie começou pelo Sermão Temático, passou pelo Sermão Textual e agora é a vez do Expositivo.

Nesse post apresentaremos o Sermão Expositivo também conhecido por Exegético.

O SERMÃO EXPOSITIVO

A definição de qualquer coisa é meio difícil, porque as vezes no afã de clarear a idéia a tornamos mais obscura. Por isto tenho deixado àqueles que já tiveram seus nomes nas galerias de escritores famosos darem as  definições e o mesmo faço  para o  SERMÃO EXPOSITIVO.

•          O escritor, Dr Haddon W. Robinson define a pregação expositiva em seu livro A pregação bíblica. p, 15 nestas palavras: “ A pregação expositiva é a comunicação de um conceito bíblico, derivado de, e transmitido através de um estudo histórico, gramatical e literário de uma passagem no seu contexto, que o Espirito Santo primeiramente aplica à personalidade e experiência do pregador, e depois, através dele, aos seus ouvintes.”(grifo nosso). Conforme o próprio autor definiu ele ainda diz que a “passagem governa o sermão” e nas palavras do R.H. Montgomery, citado por Haddon.W. Robison, enfatiza que “o pregador empreende a apresentação de livros específicos( da bíblia) como alguns homens abordariam o último best seller. O pregador procura levar ao seu povo a mensagem de unidades especificas da Palavra de Deus.”

Afim de enriquecermos nosso conhecimento e melhorar nosso entendimento vejamos ainda outras definições sobre este tipo de sermão[expositivo].O pastor, escritor e também conferencista Walter Bastos transmite seus conceitos sobre este tema: “É conhecido como sermão expositivo aquele cuja dissertação concentra-se em abordar uma  passagem. Ele não se prende ao tema, nem estaciona-se em parte alguma do texto, mas limita-se em analisar um determinado trecho das escrituras de modo a extrair dele seu ensino central  […] No sermão expositivo aplica-se os princípios da exegese (grifo nosso) bíblica, entre eles: descobrir o pensamento do autor,  amplificar palavras, frases e construções gramaticais, lançando mão da analise  dos textos no original hebraico e grego, considerar pormenores etc.” [101 Sermões para todas as horas-p.221]

Já Anísio Batista Dantas em seu livro “Como preparar Sermões”-p.45.define desta maneira o sermão expositivo :“O principal objetivo desse tipo de sermão é a exposição do texto sagrado. Sua estrutura se presta a uma disposição oratória diferente, especialmente do tipo temático, não chegando, no entanto, a constituir um tratado exegético, embora enveredando-se para tal. É excelente para aplicação das Sagradas Escrituras. O sermão expositivo é aquele que trata da explicação de uma unidade bíblica de quatro ou mais versículos, de um capítulo ou de todo um livro da Bíblia ou ainda de toda a Bíblia”.

James Braga autor do livro “Como Preparar Mensagens Bíblicas”-p,47. Aborda  e define o sermão expositivo como sendo “aquele em que uma porção mais ou menos extensa da Escritura  é interpretada em relação a um tema ou assunto.

A maior parte do material deste tipo de sermão provém diretamente da passagem, e o esboço consiste em uma série de idéias progressivas que giram em torno de uma idéia principal. […]  O sermão expositivo, por outro lado, obriga o pregador a extrair todas as subdivisões, bem como as divisões principais, da mesma unidade Bíblica que pretende expor.[…] Em outras palavras, o corpo de pensamento provém diretamente do texto, e o sermão passa a ser, definitivamente, interpretativo.”

Agora já podemos sem medo, afirmar  que, o sermão expositivo é aquele em que o pregador retira todos os argumentos do próprio texto bíblico.

O sermão expositivo é na verdade uma exposição da palavra de Deus. Pode ser usado um livro, um capitulo , ou porções mais ou menos extensas das escrituras. Suas divisões têm que sair do próprio texto bíblico escolhido. Para exemplificar: Uma exposição sobre a vida do patriarca Jó. Deve-se, neste caso basear-se em todo o livro, do capítulo 1 ao 42. Na verdade não leremos todo o livro na hora da pregação, no entanto, para facilitar a construção do argumento faremos citações  de tópicos aqui e acolá. Os pontos mais relevantes para o sermão.

Exemplo de sermão expositivo sugerido por James Braga.

“ Como primeiro exemplo de um sermão expositivo usaremos Efésios 6:10-18. […] Um exame por breve que seja, de Efésios 6:10-18, nos levará a concluir que Paulo  aqui trata da batalha espiritual do crente e procura apresentar as varias feições relacionadas a esse conflito, de modo que o filho de Deus possa tornar-se um guerreiro bem sucedido.[…] veremos que nos versículos 10 a 13 o apóstolo anima o crente a ser corajoso e firme […] os versículos 14 a 17 lidam com as diferentes partes da armadura que o Senhor providenciou[…] o apóstolo acrescenta o versículo 18.aqui ele diz ao crente vestido com a armadura de Deus que também deve entregar-se à oração incessante no espirito e à intercessão constante por todos os santos.”

O corpo do sermão ficaria assim definido com sua divisões e subdivisões:

Título: “A Boa Luta da Fé”

Assunto: Aspectos relacionados com a guerra espiritual do crente.

I.          A Moral do Crente, vv. 10-14 a

1.         Deve ser elevada, v.10

2.         deve ser firme,vv.11-14 a.

II.        A armadura do crente,vv.14-17.

1.         Deve Ter caráter defensivo, vv.14-17a.

2.         Deve também Ter caráter ofensivo, v.17b.

III.       A vida de oração do crente, v.18.

1.         Deve ser persistente, v.18

2.         Deve ser intersessora,v.18b.

Modelo de sermão proposto por James Braga.

Então o que achou desse  tipo de sermão?

Que tal fazer uma comentário a respeito.

Fique atento em breve será postado mais um  artigo da Serie: O Sermão Biográfico.

Talvez goste de Ler:

Os Tipos de Sermões mais Pregados. parte 1. Temático

Os Tipos de Sermões mais Pregados. parte 2. Textual

O que é um Sermão?

6 Passos antes de  Começar a Pregar

Que Tal se increver em nossa lista e receber nossas postagem sempre que forem públicadas.

RECEBA NOSSOS ARTIGOS EM SEU EMAIL

 

Clique Aqui e Subscreva na Escola Para Pregadores e receba novos artigos no seu email

 

Sermão TSermão Temáticoextual

Bacharel em Teologia, pós-graduando em Docência do Ensino Superior. Membro da Comissão de Ética da Convenção das Igrejas o Brasil Para Cristo -MG. Fundador e Coordenador do Seminário Setevit ( Seminário Teológico). Editor do Escola para Pregadores. Pastor Atuante em Santa Cruz de Minas e Tiradentes - MG

8 comments for “Os Tipos de Sermões mais Pregados. parte 3. Expositivo.

  1. 9 de junho de 2012 at 13:04

    Muito bom, acredito que o Sermão Expositivo transmite bem o real sentido do texto.

    • admin
      10 de julho de 2012 at 13:31

      Cicero obrigado por ler e comentar nosso artigo.

  2. adilson bueno lemes
    31 de janeiro de 2013 at 21:04

    muito bem explicado gostei…

  3. ELIAS
    1 de abril de 2015 at 9:29

    Continuo com dúvidas em diferenciar um sermão temático de um sermão expositivo, já que ambos baseiam-se no texto. Qual a diferença?

    • 1 de abril de 2015 at 11:20

      Oi Elias, obrigado por deixar seu comentário registrado.
      Eu resolvi responder a sua duvida gravando um vídeo curto explicando a
      diferença entre os sermões. Gostaria de sugerir que se inscrevesse em
      meu canal do youtube para receber o vídeo em seu e-mail em primeira mão.
      http://www.youtube.com/reissilvanopr
      Meu compromisso é gravar e postar essa resposta até a próxima quarta feira,dia 08/04/2015
      Inscreva-se e fique atento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Hide me
Inscreva-se abaixo para receber novos artigos
Deixe seu Email:
Show me
Leia o post anterior:
Os Tipos de Sermões mais Pregados. parte 2. Textual.

Por Pastor Silvano da Silva Reis. Apresentaremos nesta série de artigos alguns tipos de sermões. Vamos nos ater a0s mais...

Fechar