Os Tipos de Sermões mais Pregados. parte 2. Textual.

  • Sumo

tipos de sermões

Por Pastor Silvano da Silva Reis.

Apresentaremos nesta série de artigos alguns tipos de sermões. Vamos nos ater a0s mais relevantes e por isso daremos destaques nos seguinte tipos de sermões: Temático, Textual, Expositivo, Biográfico, Extemporâneo. Existem ainda outros tipos como por exemplo: Monologo Contestativo, Ilustrativo etc. Que mencionamos aqui apenas como informação, mas não trataremos deles neste estudo.

Existem muitas maneiras de se classificar um sermão e na tentativa de classifica-los cada autor usa definições que as vezes se sobrepõem. Enquanto uns os classificam de acordo com o conteúdo ou assunto,  outros pela estrutura e ainda há os que classificam conforme ao método psicológico usado no momento da apresentação da mensagem. Nossa escolha recaiu nos menos complicados, é a classificação em temáticos, textuais , expositivo , biográficos e extemporâneos.

Nossa Serie começou pelo Sermão Temático.

Nesse post apresentaremos o Sermão Textual

SERMÃO TEXTUAL

DEFINIÇÃO

Uma das melhores definições que já encontrei sobre sermão textual vem do autor do livro [ Como preparar mensagens Bíblicas de James Braga – p.30]

“Sermão textual é aquele em que as divisões principais são derivadas de um texto constituído de uma breve porção da Bíblia. Cada uma dessas divisões é usada como uma linha de sugestão, e o texto fornece o tema do sermão”.

De acordo com James Braga  as linhas principais do sermão textual são tiradas dentro do próprio texto e assim o esboço se manterá até o fim. Desta maneira com apenas um versículo ou uma  ou duas linhas de um versículo ou até vários versículos obterá o material a ser usado como texto. Como sugestão, pensamos ser melhor que se use até no máximo três versículos na elaboração de um  esboço.

Neste tipo de sermão ao contrario do temático, é do texto que vamos extrair o nosso tema e  do texto vamos tirar as nossas divisões. Podemos com efeito relacionar as subdivisões apoiadas por partes das escrituras, ainda que , não façam parte de nosso texto principal.

O pastor e também escritor Walter Bastos em seu livro [101 sermões para todas as  horas] diz o seguinte: “  O sermão textual é muito recomendado para preleções evangelisticas, pois é atrativo, tendo em vista que os ouvintes, geralmente de pouca cultura bíblica, terão atenção voltada para um assunto bíblico específico , ou parte essencial, isso possibilita maior memorização.”

É  comum os vários autores sobre sermões concordarem que este tipo de sermão é um ótimo recurso para se aplicar  um ensinamento continuo, parte por parte das escrituras.

Apresentamos a seguir um exemplo de esboço de sermão textual sugerido por James Braga .

Texto  Esdras 7.10. “ Porque Esdras tinha disposto o coração para buscar a lei do Senhor e para a cumprir e para a ensinar em Israel os seus Estatutos e o seus juízos”.

I.          Estava disposto a conhecer a palavra de Deus, “Esdras tinha disposto o coração para buscar a lei do Senhor”.

II.        Estava disposto a obedecer à Palavra Deus,” e para a cumprir”.

III.       Estava  disposto a ensinar a Palavra de Deus, “e para ensinar em Israel os seus estatutos e os seus juízos”.

Então o que achou desse segundo tipo de sermão?

Que tal fazer uma comentário a respeito.

Fique atento em breve será postado o Terceiro artigo da Serie. Sermão Expositivo.

Talvez Você Goste de Ler:

Os Tipos de Sermões mais Pregados. parte 1. Temático

O que é um Sermão?

6 Passos antes de  Começar a Pregar

Que Tal se increver em nossa lista e receber nossas postagem sempre que forem públicadas.

RECEBA NOSSOS ARTIGOS EM SEU EMAIL

Clique Aqui e Subscreva na Escola Para Pregadores e receba novos artigos no seu email

Bacharel em Teologia, pós-graduando em Docência do Ensino Superior. Membro da Comissão de Ética da Convenção das Igrejas o Brasil Para Cristo -MG. Fundador e Coordenador do Seminário Setevit ( Seminário Teológico). Editor do Escola para Pregadores. Pastor Atuante em Santa Cruz de Minas e Tiradentes - MG

pastorsilvano

Bacharel em Teologia, pós-graduando em Docência do Ensino Superior. Membro da Comissão de Ética da Convenção das Igrejas o Brasil Para Cristo -MG. Fundador e Coordenador do Seminário Setevit ( Seminário Teológico). Editor do Escola para Pregadores. Pastor Atuante em Santa Cruz de Minas e Tiradentes - MG

Website: http://www.escolaparapregadores.com

10 Comentários

  1. FRANCISCO ZEFERINO MACHADO DE SOUZA

    A PAZ,MEUS ABENÇOADOS.QUERO DIZER QUE ESTOU APRENDENDO MUITO COM VOCÊS E QUE DEUS OS CONSERVEM COMO FILHOS VERDADEIROS,AJUDANDO NA PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO.A PAZ. FRANCISCO DE SOUZA

    • admin

      Obrigado Francisco, pelo incentivo .
      Nosso ideal é esse: tornar possível o conhecimento a todos.

  2. Pingback: Como diferenciar os tipos de sermões enquanto ouvimos alguém ... | Escola Para Pregadores

  3. Pr. João Batista

    Graça e Paz.
    Que Deus abênçoe o pastor cada dia. Muito bom, continue o seu trabalho, isto edifica a Igreja e orienta na pregação da palavra.

  4. Pr. Max

    Explicação simples e descomplicada.

  5. Pingback: Os Tipos de Sermões mais Pregados. parte 3. Expositivo. | Escola Para Pregadores

  6. Pingback: Os Tipos de Sermões mais Pregados. parte 4 – Biográfico | Escola Para Pregadores

  7. Pingback: Os Tipos de Sermões mais pregados. parte 1. | Escola Para Pregadores

  8. Gostaria de receber a estrutura do esboço textual que tenha suas divisões
    Ex. 1
    a
    b
    c
    2

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *