Os Tipos de Sermões mais Pregados. parte 1. Tematico

  • SumoMe

tipos de sermões

 

 

 

 

 

 

Por Pastor Silvano da Silva Reis.

Sermão temático. Apresentaremos nesta série de artigos alguns tipos de sermões. Vamos nos ater aos mais relevantes e por isso daremos destaques nos seguinte tipos de sermões: Temático, Textual, Expositivo, Biográfico, Extemporâneo. Existem ainda outros tipos como por exemplo: Monologo Contestativo, Ilustrativo etc. Que mencionamos aqui apenas como informação, mas não trataremos deles neste estudo.

Existem muitas maneiras de se classificar um sermão e na tentativa de classifica-los cada autor usa definições que as vezes se sobrepõem. Enquanto uns os classificam de acordo com o conteúdo ou assunto,  outros pela estrutura e ainda há os que classificam conforme ao método psicológico usado no momento da apresentação da mensagem. Nossa escolha recaiu nos menos complicados, é a classificação em temáticos, textuais , expositivo , biográficos e extemporâneos.

Nossa Serie começa pelo Sermão Temático.

SERMÃO  TEMÁTICO

DEFINIÇÃO DO SERMÃO TEMÁTICO

“SERMÀO TEMÁTICO É AQUELE CUJAS DIVISÕES PRINCIPAIS DERIVAM DO TEMA, INDEPENDENTEMENTE DO TEXTO.”

O que é um tema? s. m. 1. Assunto ou proposição de que se vai tratar num discurso. 2. Matéria, assunto, argumento de um trabalho literário, científico ou artístico. 3. Texto da Escritura, no qual o pregador se baseia em um sermão.[dic.UOL]

Em se tratando de linguagem homilética, o tema fala do assunto central que será objeto da argumentação de todo o sermão . O título não é um tema.

O sermão temático tem inicio  com um tema  e derivado deste tema vem as divisões principais. O sermão temático não requer um texto  bíblico como base de sua mensagem, isto não o torna anti- bíblico , apenas que  a fonte do tema não é  um texto da bíblia. Podemos, a fim de evitarmos que  o conteúdo da mensagem não seja bíblica começar nossa mensagem com um assunto ou tópico bíblico. E assim as principais divisões do sermão devem basear neste tópico e cada  divisão principal apoiar-se num versículo bíblico. Severino Pedro da Silva  ao escrever sobre este assunto declara: “O sermão temático não começa com um versículo, ou passagem(longa) especial da Bíblia como fazemos no caso dos sermões textual e expositivo.[…] a dissertação do sermão temático não se concentra no texto, ou numa parte das Escrituras [….]  e sim em todas as partes das Escrituras onde aquele tema está em foco.”

Isso de uma forma simplista quer dizer que ao vir em nossa mente (cabeça) um tema, o que precisamos fazer é buscar argumentos bíblicos para ele.

É importante lembrar que um tema  contem uma idéia central e desta idéia central é que parte nossas divisões. Por exemplo: “ORAÇÃO NÃO RESPONDIDA”.  Através da bíblia vamos encontrar as razões para as orações não serem respondidas e cada razão bíblica encontrada constituirá em uma divisão do nosso tema.

Procurando na bíblia encontramos as referências necessárias para as divisões.[ é bom que o pregador tenha uma boa bíblia de referência ou concordância ].

I.          Pedir mal , Tiago 4.3

II.        Pecado no coração, Sl 66.18

III.       Duvidar da Palavra de Deus, Tiago 1.6-7.

IV.       Vãs repetições, Mateus 6.7

V.        Desobediência à Palavra, Provérbios  28.9

VI.       Procedimento irrefletido nas relações conjugais, 1 Pedro 3.7

Modelo de sermão proposto por James Braga.

Então o que achou desse primeiro tipo de sermão?

Quer fazer um curso de Sermão?

Clique no link a seguir: Curso como Preparar Sermão.

Que tal fazer uma comentário a respeito.

Fique atento em breve será postado o segundo artigo da Serie. Sermão Textual.

 

 

Quer Aprender a pregar como Jesus Pregava?  

pastorsilvano

Bacharel em Teologia, pós-graduando em Docência do Ensino Superior. Membro da Comissão de Ética da Convenção das Igrejas o Brasil Para Cristo -MG. Fundador e Coordenador do Seminário Setevit ( Seminário Teológico). Editor do Escola para Pregadores. Pastor Atuante em Santa Cruz de Minas e Tiradentes - MG

Website: http://www.escolaparapregadores.com

7 Comentários

  1. Gostei
    Se me perguntasse pela primeira vez … Todo sermão tem necessariamente que se basear em um texto? Eu diria que sim

    No texto lido acima vi que isso pode ocorrer apenas nos sermões textuais ou expositivos. Nos temáticos ocorre o famoso passear pela Bíblia.
    Att
    Roque

  2. Jose Bezerra

    Muito bom o artigo, foi bem esclarecedor, faço seminário anglicano e vou fazer meu primeiro sermão como exigencia da cadeira de Homiletica, e escolhi fazer um sermao tematico, gostei muito das dicas e informações, obrigado e que Deus continue nos abençoando.

    Att
    Jose!!!

    • admin

      José, certamente se sairá bem em sua apresentação do seu sermão.
      Não deixe de buscar Àquele que é o Senhor do sermão, é Ele que
      lhe dará as palavras e a unção. Deus te abençoe.

  3. Luciano

    Parabéns pelo artigo Pastor Silvano.
    Sou estudante de teologia e estou me preparando para o Bacharelado, este artigo está muito explicativo me ajudou muito em meus trabalhos sobre Homilética. Deus o abençoe, A paz do Senhor Jesus esteja contigo sempre.

    • Obrigado Luciano pelo comentário. Ao tomar conhecimento que esse artigo te ajudou em seus trabalhos homiléticos fiquei feliz. Deus te abençoe.

  4. Pingback: Como diferenciar os tipos de sermões enquanto ouvimos alguém ... | Escola Para Pregadores

  5. Pingback: Os Tipos de Sermões mais Pregados. parte 4 – Biográfico | Escola Para Pregadores

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *