Oito sinais deixados por quem esta saindo de uma Igreja.

  • SumoMe

Oito sinais deixados  por quem esta saindo de uma Igreja.

Por pastor Silvano da Silva Reis

Oito sinais de quem esta saindo da igrejaHá sinais que indicam que alguém está prestes a mudar de igreja? Você se sente incomodado quando alguém deixa seu ministério e sua igreja? Alguém já disse que toda igreja tem duas portas, uma que é a “Porta de Entrada dos Membros” e outra que é a “Porta de Saída dos Membros”. A pergunta aqui é: a porta dos fundos da sua igreja está aberta ou fechada? Você consegue identificar quando um membro de sua igreja está prestes a abandona-la.

Descrevo a seguir oito sinais inconfundíveis de quem está indo em direção à porta dos Fundos. Encontramos pelo menos um desses sinais nessas pessoas.

1.  Reclamações a todo o momento.

Quando um membro é pego a toda hora reclamando de tudo e de todos na igreja, fique de olho é sinal que não está satisfeito e está procurando um pretexto para abrir a porta e sair.

2. Atraso com as responsabilidades.

Você deu tarefas ou mesmo delegou funções e a pessoa responsável não realiza, faz corpo mole ou atrasa para realizar. Isso é indicativo de perda de paixão. Aquele primeiro amor de quando chegou na igreja cheio de vontade de ajudar.

3. Entrega dos Cargos e funções que ocupa na liderança da Igreja

Normalmente quando alguém está para sair da igreja, principalmente se ele ou ela ocupa algum cargo ou função relevante. Uma das atitudes é se desvencilhar de qualquer compromisso para estar livre para ir em direção aporta dos fundos sem peso na consciência.

4. Fala demais sobre a visão de outra igreja.

Fique de olho em irmãos que ficam deslumbrados com o que está acontecendo em outros ministérios. Que desejam a todo o momento visitar outras igrejas.  Na realidade ele está a dizer que deseja ir para um lugar melhor.

5. A retirada do apoio financeiro. Dízimos e Ofertas.

Quem vai sair procura também retirar suas contribuições é quase uma forma de dizer que o ministério tem que sobreviver sem sua ajuda.  Geralmente o dinheiro é a ultima coisa que vem da pessoas ou dos membros e absurdamente é o primeira a ir.

6. Não se mistura de forma alguma, não participa de grupos pequenos

Se uma pessoa não consegue entrar em comunhão com outras, se não consegue participar de pequenos grupos é quase certo que está pronta para sair.

7- Término de Relacionamentos: Casais casados, Noivos ou namorados.

Quando acontece o fim de um relacionamento, normalmente um dos indivíduos, quer deixar a igreja.

Se você líder pastor identificou alguém com algum desses sinais em sua igreja não se desespere procure pela pessoa e tenha uma conversa franca quem sabe a porta dos fundos pode continuar fechada.

8- O membro passa a se assentar nas ultimas cadeiras da igreja.

Esse é o caso clássico de quem se prepara para sair vai mudando de lugar até ficar perto da saída,  perceba que existem pessoas que gostam de se assentar mais ao fundo da igreja, por algumas razões. Mas estou tratando aqui daquelas que normalmente se assentavam mais a frente e quando passam a se assentar ao fundo é um sinal claro de sua vontade de deixar a igreja.

Se você líder pastor identificou alguém com algum desses sinais em sua igreja não se desespere procure pela pessoa e tenha uma conversa franca com ela  e quem sabe a porta dos fundos pode continuar fechada.

E você conhece algum outro sinal e gostaria de compartilhar conosco? Então deixe seu comentário.

 

 

Quer Aprender a pregar como Jesus Pregava?  

pastorsilvano

Bacharel em Teologia, pós-graduando em Docência do Ensino Superior. Membro da Comissão de Ética da Convenção das Igrejas o Brasil Para Cristo -MG. Fundador e Coordenador do Seminário Setevit ( Seminário Teológico). Editor do Escola para Pregadores. Pastor Atuante em Santa Cruz de Minas e Tiradentes - MG

Website: http://www.escolaparapregadores.com

4 Comentários

  1. Hamilton

    A PAZ DO SENHOR JESUS

    Gostei das observações, sou membro de uma igreja, e dirijo um grupo de assistência, e um membro me procurou dizendo que estava insatisfeito na igreja, e que ia sair para outra igreja, levei o assunto para o Pastor, e até hoje ele não deu uma palavra para essa pessoa.
    Pergunto? O que eu devo fazer para que esse membro não saia da igreja.
    vocês podem me ajudar.
    Hamilton

  2. zaqueu basilio de oliveira

    achei muito legal este comentário, é exatamente o que está acontecendo nesse dias, não como nas décadas passadas as pessoas cristãs eram mais obedientes,submissas tinham mais temor a Deus, não eram voluveis se convertiam naquela igreja e ficavam na igreja até morrer, eu mesmo sou um desses remanecsentes, converti aos 15 anos de idade, hoje com 62anos nunca deixei a igreja por nada,e espero um dia encontrar com Cristo nessa mesma…. obs hebreus 10:25…

  3. NILSON

    Pastor Silvano Deus o abençoe pelo seu ministério.

    Sou Presbítero na IV IPB de Maringá, e gostaria de dar mais força as suas sábias palavras.

    Acredito sinceramente que estas atitudes demonstram quem de fato é esta pessoa,”Jesus disse: pelos vossos frutos os conhecereis” e com base nesta afirmação do Senhor Jesus, temos plena convicção/certeza absoluta em afirmar: Não é uma pessoa convertida ao Senhor Jesus e à sua causa.

  4. Nilson da Rosa

    Essas atitudes não refletem uma vida de fato Cristã. A verdade é que a conversão é fundamental para a dedicação à causa do Senhor Jesus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *