Dicas para nao esquecer os tópicos do sermão

  • SumoMe

O que fazer para não esquecer os  tópicos do sermão a ser pregado

O que fazer para não esquecer os  tópicos do sermão a ser pregado 

Por Pastor Silvano da Silva Reis

Recentemente recebi um e-mail de um leitor de nossos artigos e no e-mail nosso amado irmão perguntava o que ele poderia fazer para superar o nervosismo que vinha sobre ele na hora da pregação e isso o fazia esquecer os tópicos de seu sermão.

Resolvi então escrever esse artigo como forma de ajudar ao nosso amigo leitor e também a outros que nos acompanham. Afinal a duvida dele pode ser também a sua.

Em seu e-mail ele diz: ” Como faço para não esquecer dos tópicos de um sermão? Pois sempre que preparo um; ao pregá-lo meu nervosismo faz-me esquecer dos tópicos, e no final não consigo passar a mensagem  para a igreja, e me entristeço muito com isso, existe alguma técnica que pode se usar?”.

Mais uma vez quero agradecer a esse amigo leitor, não vou citar seu nome por uma questão de respeito e ética.

Vamos então a algumas dicas sobre como afastar o nervosismo que antecede o momento de pregar.

Essas dicas foram extraídas do meu curso “Como Falar ao Público evangélico”  e “Como Preparar Sermão”

1- Estude bem o assunto sobre o qual irá pregar.  

Estude bem sobre o texto que servirá de base para sua pregação. Esse é o procedimento que chamamos de hermenêutica. Ao começar nossa preparação para escrever nosso esboço de sermão precisamos, ter em mãos um bom dicionário bíblico, um bom comentário bíblico, além de Bíblias com varias traduções.  É sempre bom ler o versículo que vamos pregar sobre ele em traduções diferentes, por exemplo: NTDH, NVI ETC.

2- Faça um esboço com três tópicos. Não mais que isso. 

Pessoas que tem uma carga de nervosismo mais acentuada precisam de uma especie de “apoio” para se sentirem mais seguras e fazer com que o nervosismo vá embora. O que recomendamos é que crie um esboço para seu sermão. Procure colocar nele apenas as ideias principais … aquelas que com uma rápida batida de olho nos faz lembrar o que queremos transmitir. A recomendação é que esse esboço tenha uma estrutura bem simples e que não tenha mais que três tópicos, além é claro da introdução e da conclusão. Não tenha receio de usar desse recurso. Tem pessoas que tentam decorar o que vão falar e na hora acabam se perdendo por causa do nervosismo.  Não se preocupe em olhar para o esboço. Não fique preocupado se as pessoas sabem que você tem um esboço, isso além de te dar segurança, passa também  para os ouvintes segurança, pois eles pensam: “É! Esse irmão tem um esboço; ele se preparou para pregar.”

3- Prepare-se com antecedência.

O maior problema dos pregadores é deixar para preparar seus sermões há poucas horas ou até mesmo há poucos minutos antes de ir para o altar pregar. Isto faz com que muitos subam ao altar despreparados. Quem se prepara com mais tempo, pode se dar ao luxo de rever as anotações, de ler e reler o esboço. E isso vai aos poucos dando segurança para quem vai pregar.

4- Ore muito e dependa do Espirito Santo

Toda pregação, deve ser regada por oração, antes, durante depois de pregar. Quanto mais oramos pela nossa pregação mais tranquilos estaremos no púlpito, pois o próprio Espirito Nos fará lembrar.

Bom! Creio que com essas quatro dicas simples meu amigo leitor ou qualquer outro pregador iniciante poderá desenvolver suas pregações sem receio.  Mas lembre-se o nervosismo e o medo fazem parte, tudo que precisamos é aprender a lidar com eles.

Gostou dessas dicas? Deixe seu comentário.

Quer Aprender a pregar como Jesus Pregava?  

pastorsilvano

Bacharel em Teologia, pós-graduando em Docência do Ensino Superior. Membro da Comissão de Ética da Convenção das Igrejas o Brasil Para Cristo -MG. Fundador e Coordenador do Seminário Setevit ( Seminário Teológico). Editor do Escola para Pregadores. Pastor Atuante em Santa Cruz de Minas e Tiradentes - MG

Website: http://www.escolaparapregadores.com

11 Comentários

  1. MANOEL AGUIAR

    Muito obrigado Pr Silvano seus ensinamentos com certza irão me ajudar muito na minha vida missionária, pois pregar a palavra nos culto de rua, e até mesmo na igreja, as vezes dar um frio na barriga e essas dicas relmente são de muito valor. Eu louvo a Deus pela sua vida e que Deus abençoe seu minitério.

    • Oi Manoel. Obrigado por ser nosso leitor.
      Em breve teremos novidades no site fique atento.

  2. Cleiton

    Parabéns Pr, estou no início de minha caminhada como pregador, acompanho sempre suas postagens, elas são bem claras e explicativas, o nervosismo também me atrapalha muito essas dicas vão me ajudar, obrigada mais uma vez e que Deus continue sempre abençoando seu Minstério!

  3. Graça e Paz

    Muito obrigado pela dica , fica na Paz.

  4. João Régis

    A paz do Senhor para o amado em Crsito, e todos os que se utilizam deste site para aprender mais da palavra de Deus, e com as dicas dos santos, se aprimorar cada vez mais. Confesso que as maiorias dos irmãos que frenquenta os cultos, e tem oportunidade de expressar a palavra do Senhor, não se preocupa em fazer sermão, pois é uma tarefa ardua e díficil, requer tempo e disposição e unsão Divina. Eu em particular, até hoje não encontrei facilidade para elaborar sermões, já le a bíblia por duas vezes, e estou lendo pela terceira vez, mas não sei por que, não tenho essa desenvoltura para elaborar um sermão com facilidade.
    Fiquem todos na paz.

  5. Junior Rocha

    A paz do Senhor,quero agradecer por se preocupar em responder meu email,vou seguir seus conselhos e orar mais e esperar a próxima oportunidade ou nos cultos ao ar livre pra ver se dar certo.
    Pastor? se pode treinar ou ensaiar pregar?

  6. Rubismar

    muito me servirão essas dicas. uma bênção mesmo, pois comecei a pregar na igreja agora e estava me sentindo como esse irmão.

  7. raimundo ferreira dos santos

    mas uma vez pastor, venho agradecer por essas dicas, realmente a primeira vez que preguei senti-me muito nervoso, suei bastante , a perna tremia foi um caos, mas finalizei o sermão graças ao bom Deus senti que estava começando uma nova fase na minha vida ,hoje porém ja prego com mas autoridade divina, graças os esforços em ler e aprender, oro bastante antes e depois procuro ficar na dispensação do espirito santo, e com as suas dicas tenho plena certeza que irei alcançar o meu objetivo , em ser um ministro da palavras de Deus e que O senhor nosso Deus e pai te abençoe e te guarde, raimundo ferreira dos santos (mande sempre assunto para mim ) fico muito grato

  8. Presbitero Thiago

    Faço parte de um Ministério de Libertação, e não achei no site nada para esse chamado sendo que apregoamos para Ex, Bruxos, e Pai de santos, Macumbeiros que queirão ser libertos de diversos tipos de Casta, não achei esse tema e esboços que abranja essa area…

  9. Querido a paz do Senhor, muito boas as dicas e gostaria de receber mais informações a respeito do assunto, Deus abençoe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *