O que é um Sermão ou Pregação?

  • SumoMe

o que um sermao ou pregacao?

O que é um Sermão ou Pregação?

Por Silvano da Silva Reis

Segundo Ransquim “são trinta minutos capazes de não deixar ninguem dormir”

Mas de acordo com o dicionário on-line de português significa: Discurso sobre tema religioso pregado do púlpito, às vezes durante a missa; pregação, prédica. E  em Sentido figurado, Censura fastidiosa e importuna; repreensão, admoestação: não me venha com sermões.

Do latim sermóne, (<conversação> “Sermão” é do Latim SERMO, “fala, discurso”. Originalmente queria dizer “”encadear palavras”, usando a raiz do verbo SERERE, “unir” (que originou a palavra “série”).  “Homilia” já foi OMELIE em Francês, do Latim HOMILIA, “sermão, discurso”. Em Grego era HOMILIA, “conversa, discurso”, que o Grego do Novo Testamento usava para designar “sermão”.
O sermão também é popularmente chamado de pregação. No cristianismo, pregação é a forma conhecida por se divulgar a palavra de Deus, do evangelho de Cristo. Ela vem desde o tempo de Jesus e chega até aos dias de hoje, partindo da “ordem” dada por Jesus aos seus discípulos (ou enviados): “Ide pelo mundo inteiro, proclamai (pregai) o Evangelho a toda a criatura”.

No decorrer dos séculos, especialmente nas últimas décadas, vários religiosos  têm erguido suas vozes afirmando estar pregando o evangelho.

Parafraseando Ransquim diria que: “São trinta minutos capazes de ressuscitar mortos”, afinal muitas vezes a palavra pregada é direcionada  a dezenas de pessoas mortas espirituais.

Helmut Thielicke, pregador alemão, disse: “ Onde quer que encontremos, hoje em dia, uma congregação cheia de vida, encontraremos no centro uma pregação cheia de vida”.

Talvez goste de ler:

Modelos de Introdução Pregação

6 Passos antes de começar a pregar

Introdução  de sermão  o que é?

Quer Aprender a pregar como Jesus Pregava?  

pastorsilvano

Bacharel em Teologia, pós-graduando em Docência do Ensino Superior. Membro da Comissão de Ética da Convenção das Igrejas o Brasil Para Cristo -MG. Fundador e Coordenador do Seminário Setevit ( Seminário Teológico). Editor do Escola para Pregadores. Pastor Atuante em Santa Cruz de Minas e Tiradentes - MG

Website: http://www.escolaparapregadores.com

1 Comentário

  1. Pingback: Os Tipos de Sermões mais Pregados. parte 3. Expositivo. | Escola Para Pregadores

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *