O Que Devo Pregar?

O que eu devo pregar?

Esta é uma pergunta que vem na cabeça de todo pregador que recebeu um convite para trazer um sermão no domingo ou num evento especial da igreja.

Isso me faz lembrar  de minha mãe quando se preparava para iniciar o almoço. Ela saia sempre com  uma pergunta: – O que eu faço pro almoço de hoje?

Aqui na minha casa é uma luta todo dia antes do  almoço, eu ouço a mesma frase do tempo da minha mãe: o que eu faço pro almoço?

O tempo passou, minha mãe já não está mais com agente e minha esposa começou a trabalhar fora e por varias vezes me pediu para fazer o almoço para ela.

É incrível! Mas lá estava eu a pensar no que fazer para o almoço.

Em primeiro lugar quis saber o que minha família queria almoçar. E é claro cada um queria uma coisa diferente. Não dava para satisfazer a todos ao mesmo tempo. Então pensei o que eu gostaria de comer. E fiz. Foi um sucesso!

O interessante no processo do cozinheiro fazer o que ele quer comer é, que, ele faz com prazer e vai experimentando o tempo todo e colocando os temperos e molhos necessários para alcançar o ponto ideal. Ao ser servida a comida, logo vem os elogios, oh! Que delicia!

O mesmo acontece com o preparo do sermão. Enquanto ficamos preocupados com o que pregar para agradar a esse ou aquele membro não vai fluir o menu.

Mas se nos propusermos a preparar um sermão que se encaixa com a nossa vida, com os nossos defeitos, com os nossos desejos, nossos objetivos, nossa necessidade de busca e de crescimento espiritual pode  ter certeza o sermão será uma “delicia” e alimentará a todos quantos o ouvirem, e ainda dirão: Que palavra boa o senhor pregou hoje para mim!.

Assim como os melhores restaurantes servem comidas gostosas e saborosas porque o “Chefe” já as provou antes, assim também é com os pregadores, só conseguirão chegar aos corações mais endurecidos se estiverem falando de si mesmos e falando  algo que já viveram  ou estão vivendo.

Então não se esqueça! Ao invés de se perguntar: o que vou pregar para a igreja? Se pergunte, o que eu quero ouvir de sermão na igreja? E terá a sua resposta para o titulo do teu sermão.

Pr. Silvano da Silva Reis.

Conheça também o curso de oratória  e o curso de como preparar sermão do autor.  Deixe seu comentário.

Visite o site: http:/www.teologiafacil.com
Por favor caso queira copiar o artigo pode. Mas cite o autor e a fonte.

Deixe seu comentário.

Quer Aprender a pregar como Jesus Pregava?  

pastorsilvano

Bacharel em Teologia, pós-graduando em Docência do Ensino Superior. Membro da Comissão de Ética da Convenção das Igrejas o Brasil Para Cristo -MG. Fundador e Coordenador do Seminário Setevit ( Seminário Teológico). Editor do Escola para Pregadores. Pastor Atuante em Santa Cruz de Minas e Tiradentes - MG

Website: http://www.escolaparapregadores.com

23 Comentários

  1. NEUSA MARIA SOUZA DE CARVALHO

    Parabéns, Pastor!
    Como dona de casa, também já me vi várias vezes na situação de não saber o que fazer para o almoço.
    Como serva do Senhor, sempre que me convidam para pregar, fico inquieta, indecisa, temerosa. Esse artigo me será de grande valor.
    Obrigada, professor!

    • Obrigado Neusa pelo comentário.
      O propósito desse blog é exatamente esse.
      Ser uma ferramenta de auxilio aos pregadores.

  2. Wellinson

    Muito bom esse explicaçao pelo fato ser muito simples para o entendimento. Nao é necessario ler um grande livro para saber fazer algo como uma pregaçao.
    Lendo esse texto podemos ver que a pregaçao nao é um “bicho de sete cabeças”, é apenas algo que, como o texto diz, estamos vivendo.

  3. Pingback: Como Escolher um Texto para Pregar | Escola Para Pregadores

  4. Nilton Barros

    Ah!!! gostei muito das intruções, achei interesante a sua experiência com o almoço. Como Pastor e pregador aprendo e concordo que a mensagem tambem tem que falar com o pregador, ou melhor primeiro com ele, essa foi 10!!!

  5. Pingback: 6 Passos Antes de Começar a Pregar |

  6. Paz do Senhor!

    Estou gostando bastante do seu site, principalmente desse artigo. Gosto bastante de pregar a Palavra de Deus (Deus já falou que serei um grande pregador). Esse estudo me ajudou bastante.

    Deus te abençoe!

    • admin

      Obrigado Elton pelo comentário. A Palavra diz: “Agrada-te do Senhor, e Ele satisfará os desejos do teu coração” (Sl 37:4).” Com certeza você alcançará o alvo, ser um grande pregador.

  7. Waldir Nunes

    Fantástica as dicas do Pr.
    Sou presbítero e prego na igreja várias vezes por mes, e a dificuldade é sempre a mesma, o que vou pregar.

    Parabéns, e Deus lhe abençõe.

    • admin

      Obrigado, presbítero por visitar nossa página. Suas palavras me incentivam a continuar postando esse tipo de conteúdo.
      Abraços e Deus te abençoe em seu ministério.

  8. Talis Campos

    Olá Pastor,

    Muito bom sua explicação.
    Eu refleti e vi que realmente você tem razão.
    Abriu os meus olhos para preparar meus sermões.
    Obrigado meu irmão.

    Deus te abençoe grandiosamente..

    Talis Campos

    • admin

      Olá Talis,
      Obrigado por visitar nossa página e principalmente por
      interagir. Deus continue te abençoando e lhe dando
      ótimas mensagens para pregar aos que estão
      sob seus cuidados

  9. clissio

    só nao gostei do final: ” o que quero ouvir nessa noite?”ois muitos com isso só pregariam assim: receba a chave do seu carro agoraaaaa!!!
    é triste mas é verdade.mas o texto para mim é excelente e de su importancia para os ssinceros pregadores que ainda houverem.

    • admin

      Clissio, obrigado pelo comentário.
      De fato, temos visto uma plêiade
      de pregadores que preferem satisfazerem
      os desejos dos ouvintes do que ensinar
      a Palavra de Deus. Mas ainda existem muitos
      pregadores sérios por ai… e vale a pena
      ouvi-los. Grande Abraço.

  10. walmir ferreira

    muito boa essa mensagem parabéns pastor que Deus ilumine seu ministério rica e abundantemente

  11. FRANCISCO ALMEIDA

    Obrigado meu irmão.

    estava ouvindo alguns louvores na intenção de louva-los hoje na nossa reunião de adoração, mas não sabia ainda que mensagem deveria trazer a igreja da parte de Deus, e navegando pela internet encontrei este texto muito bem escrito e inspirado. Ao acabar de ler, o Senhor me iluminou e sei que grande será sua mensagem hoje. Deus continue te abençoando.

    Pr Almeida.

  12. Olá Obrigado Pr. Silvano da Silva Reis. Mesmo trabalhando em uma radio sei que passar a Palavra de DEUS é algo extraordinário. Que DEUS Abençoe cada dia mais.

  13. Jorge j. p. s.

    A paz Pastor, fiz um excelente curso Biblíco, tenho maior desejo de Pregar a palavra, tenho conhecimento biblico, sou bastante comunicativo, extrovertido, mas na hora de Passar as minhas experiências que tive com Deus e um pouco de conhecimento, Aí trava tudo, a voz fica embargada e dar um branco e todos por aonde Eu passo mim chamam de Pastor, Ai Eu digo q não sou Pastor, mas o meu desejo é pregar para as Pessoas que estão sedentas da Palavra de Deus. Ex: Maravilhoso de como fazer um almoço, ao nosso gosto!!! e que o Senhor pode mim ajudar no meu chamado??

    • Olá Jorge, graça e paz! Obrigado por deixar seu comentário.
      Quanto a situação que você vive, em nosso site tem bastante dicas de como você pode superar esse problema.
      Contudo recomendo que adquira o curso “Como Falar ao Publico Evangélico”, nele tem muitas informações e macetes para evitar esquecimentos na hora de pregar.
      Grande abraço.

  14. ADRIANO MIOTTO

    Paz Pastor, tudo na benção…
    Olá, oque devo fazer para ser um grande pregador,ja preguei a palavra em casas de familia agora o meu Pastor quer que eu pregue na congregação,mas tenho um pouco de vergonha sou timido para falar em público, o que fazer Pastor…

  15. fernando silva

    Boa tarde, pastor gostaria de informar o pagamento do curso como pregar, via boleto, como faço?

  16. Carolina

    Bom eu já não penso assim pois nem sempre o que eu quero é o que DEUS quer. Pois na bíblia em provérbios capítulo 16 verso 1 fala que o coração do homem faz planos mais a resposta certa vem dos lábios do SENHOR! Então o certo é orar a Deus e pedir direção pois a vontade de Deus é que deve ser feita e não a nossa! AMÉM fiquem com a Paz Do nosso DEUS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *