O Líder e o Líder que não é líder – Escola para Pregadores

  • SumoMe

 o lider e o lider que não é lider - escola para pregadores

O Líder e o Líder que não é líder.

Por Pastor Silvano da Silva Reis.

Definição de líder:

Segundo Sander em seu livro Liderança Espiritual “liderança é influencia, a habilidade de uma pessoa influenciar as outras”.  Para Clinton “liderança é um processo  dinâmico no qual  homem ou mulher com capacidade dada por Deus influência o povo de Deus para seus propósitos para esse grupo”.( Os Feitos de um Líder, p 14;127).

A Palavra chave das duas definições é INFLUÊNCIA

Liderar é Influenciar.

A função primaria da liderança é equipar. Ef.4.11-12

O ensinamento do N.T é que Jesus Chama a liderança com Um Propósito e dois objetivos, a saber:  O propósito:  O aperfeiçoamento dos Santos.

a)      Para desempenhar um ministério.

b)      E para edificar o corpo de Cristo.

O texto de Efésios 4.11-12 mostra que a responsabilidade primária do pastor deve ser de trazer visão e equipar os crentes de maneira que eles sejam capazes de exercer o ministério.

Um líder deve pensar assim: “È melhor colocar 10 homens para trabalhar do que fazer o trabalho de 10 homens”.

Quando colocamos homens para trabalhar é que descobrimos se serão bons lideres ou não ou se são lideres ou não.

Em Êxodo  18.21  Deus mostra a Moisés através de Jetro o perfil de um líder.

“Mas procura dentre todo o povo homens capazes,tementes a Deus, homens de verdade, que aborreçam a avareza…”

A- “Homens capazes”

1-      De servir a Deus com um coração disposto.  Os lideres capazes não estão interessados em ser servidos ou “estar a cargo”. Eles querem servir aos outros e ver uma tarefa realizada. (A) O Líder quer servir e o não líder quer ser servido.

2-     De  Perdoar, tolerar, pedir desculpas, e dar uma segunda chance, mesmo quando não temos vontade. Moisés ficou conhecido pela sua mansidão. O homem manso é capaz de tudo isso.  (A) O líder perdoa, da segunda chance etc. O não líder emburra, briga e quer ter razão de qualquer modo, ele não perdoa.

3-      Homens capazes de exercer autoridade:

a)      O que é autoridade: “Autoridade é a habilidade de levar as pessoas a fazerem de boa vontade o que você quer por causa de sua influência pessoal” (Augusto Cury). Como conseguir que as pessoas realizem de bom grado o nosso desejo sem precisar usar da força ou do poder? Sobre o que se constrói a autoridade? Poderíamos dizer que é o respeito, a confiança e o modo educado de tratar as pessoas esperando delas o Maximo e exigindo delas o mínimo. Quando agimos assim estamos na realidade servindo a essas pessoas ao invés de sermos servidos por elas.

b)      O que é o  Poder: “Poder é a faculdade de forçar ou coagir alguém a fazer sua vontade, por cauda de sua posição ou força, mesmo que a pessoa preferisse não o fazer” (Augusto Cury). Quando precisamos lembrar a alguém que estamos no poder ou na frente de um empreendimento é por que nunca estivemos. Na realidade o que fazemos é impor nossa vontade nossas decisões.

(A)   O líder influência pelo exemplo e pelo servir. O Não líder (chefe) Impõe e Manda.

B.      “Tementes a Deus”

1-      Outra qualidade do líder é ser Temente a Deus. O que significa “Temer a Deus”?

a)      Significa ser humilde. Ler Miquéias 6.8. Humildade é Modéstia, ausência de orgulho e arrogância e um interesse sem egoísmo pelas necessidades dos outros. A pessoa humilde não procura o que ela pode ganhar, mas o que ela tem para dar.  Os que são verdadeiramente humildes têm um amor genuíno pelos outros e um coração de servo para com eles.

b)      Temer a Deus significa ser Ensinável: “O Temor do Senhor é o principio da Sabedoria e o conhecimento do Santo é o entendimento”. Pv.9.10.  “ O temor do senhor é o principio do conhecimento mas os tolos desprezam a sabedoria e a instrução”. Pv. 1.7. (A) a pessoa ensinável está disposta a ser ensinada e moldada pelas mãos de Deus.   Como sou como Líder? Reconheço que preciso aprender; reconheço que erro como todas as pessoas; Estou aplicando as verdades bíblicas na minha vida ou somente estou pregando essas verdades? O melhor professor lidera seus alunos através de um exemplo – mostrando na pratica, dia a dia, os princípios que está ensinando!. ( Ilustração. O monge e o doce; ou o caso do Pr. Abe Huber convidar os visinhos para ir a igreja).

c)       Ser temente a Deus significa possuir um “ELEVADO CARÁTER MORAL”. (Ler 1.Tm 4.12). Nós lideres somos chamados para buscarmos a retidão.  “Pois vos digo que se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus  de modo nenhum entrareis no reino dos céus” Mt.5.20. Gosto ver na bílbia homens serem chamados de “Integros, Retos, tementes a Deus e que se desviam do mal”. (A) Possuir um elevado caráter moral é poder entrar nessa lista. É dizer como o Rei Ezequias (2 Reis 20.3) “Ah! Senhor ! Lembra-te de que andei  diante de ti com fidelidade e integridade de coração,  e fiz o que era reto  aos teus olhos”.

C- “Homens de Verdade”.

  1. Verdade nesse versículo significa: “verdadeiro, fiel, digno de confiança” Isso se refere a homens que são honestos e verdadeiros, que falam a verdade, e que julgam as questões de acordo com ela. (A) Líder que é líder é verdadeiro é fiel é digno de confiança.  Falsos lideres não o são.

D- “Que Aborreçam a Cobiça”. 

  1. Definição de cobiça: “Desejar mais, quer seja em quantidade, qualidade, ou numero”.  “Um desejo tão ganancioso por ganhos que chega a usar de enganos, extorsões, manipulações ou roubos, a fim de se ganhar o objeto do seu desejo ardente”.  (Ilustração. Satanás e  o trono de Deus, Corá.)
  2. “Mas cada um é tentado quando é atraído pelos seus próprios desejos e seduzido. Ai então, quando o desejo é concebido dá a luz o pecado; e o pecado, havendo se desenvolvido totalmente, gera a morte.” (Tiago 1.14,15).

Conclusão:

1-      A liderança deve ser desenvolvida, equipada e treinada.

2-      Liderança não é medida por quantas pessoas te segue, liderança é medida por quantas pessoas você serve.

a) No livro de Mateus (20:28) Jesus declara enfaticamente: “O Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos”. O que ele quis dizer é que qualquer um que queira ser líder deve em primeiro lugar servir. Se você deseja liderar, deve pensar em primeiro servir, e continuar servindo durante toda sua liderança.  Pois foi exatamente isso que o Mestre fez.

b) A excelência da liderança servidora é alcançada na medida da servidão. Pois quando servimos aos outros temos que perdoar, tolerar, pedir desculpas, e dar uma segunda chance, mesmo quando não temos vontade.

A liderança nasce, portanto de uma opção: servir. Ao desenvolvermos uma relação de autoridade  com as pessoas, ganhamos o direito de sermos chamados de lideres. E assim o maior líder será aquele maior servidor, o mais dedicado a atender ás necessidades dos outros.

3-      O Líder e o Líder que não é líder. Como pode acontecer?

a)      Quanto mais o povo precisar de você, menos você é um líder. (Você faz tudo sozinho… ei cuidado você está indo no caminho errado. Procure homens capazes, temente a Deus, Verdadeiro e que aborreçam a cobiça para que possam te ajudar.

b)      Quanto mais você mandar, menos você é líder.

c)       Se você não for capaz, temente a Deus,verdadeiro e aborrecedor do mal vc não é um líder verdadeiro

Talvez goste de ler:

Aprendendo a Escutar Deus

O tapete da Fé

Foi Deus quem criou o mal?

Que tal se inscrever em nossa lista  e receber nossas publicações.
Subscreva Na Escola Para Pregadores por Email

Ajude-me a divulgar esse blog compartilhe.

Quer Aprender a pregar como Jesus Pregava?  

pastorsilvano

Bacharel em Teologia, pós-graduando em Docência do Ensino Superior. Membro da Comissão de Ética da Convenção das Igrejas o Brasil Para Cristo -MG. Fundador e Coordenador do Seminário Setevit ( Seminário Teológico). Editor do Escola para Pregadores. Pastor Atuante em Santa Cruz de Minas e Tiradentes - MG

Website: http://www.escolaparapregadores.com

2 Comentários

  1. zaqueu basilio de oliveira

    essa mensagem sobre liderança é maravilhosa é muito importante para os dias de hoje nos edifica de forma profunda…

    • admin

      Zaqueu obrigado por ler e comentar em nosso blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *