O dom de Profecia – Serie Dons Espirituais.

  • SumoMe

Lição: 9. O dom de Profecia.  

Leitura Recomendada: 1 Co.12.1-11; .

Texto Básico: “E a outro a operação de maravilhas: e a outro a profecia; e a outro o  dom de discernir os espíritos; e a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação das  línguas.” (1 Coríntios 12.10).

Objetivo da Lição:

Alcançar um bom entendimento sobre o dom de profecia.

Introdução:

Certamente você já ouviu ou leu alguma coisa sobre esse assunto. O que me diz? Você saberia dizer o que é e para que serve o dom de profecia? Se você já conhece tudo sobre esse dom, ótimo. Se ao contrario, não tiver nenhum conhecimento  ótimo também, pois assim você terá a oportunidade de aprender e ensinar para outras pessoas que não sabem.

EXPOSIÇÃO DO ESTUDO

1- Profecia.

De acordo com o dicionário Michaelis o significado de profecia é: “Predição do futuro feita por um profeta…”.

Para J.P.R citado por Myer Pearlman (1995 p.203) profecia é: “expressão vocal inspirada pelo Espírito de Deus. A profecia Bíblica pode ser mediante revelação, na qual o profeta proclama uma mensagem previamente  recebida por meio dum sonho, uma visão ou pela Palavra do Senhor.”

A profecia significa “falar publicamente de acordo com a inspiração de um outro”;  “Falar sob inspiração”.

2- O que a profecia não é.  Não é uma pregação. A profecia se diferencia da pregação comum por que a pregação é fruto do estudo das revelações deixadas para nós através da Bíblia enquanto a profecia nasce do interior do nosso espírito espontaneamente.  Entretanto ela não é superior a pregação ou ao ensino, ela os completa com o toque da inspiração.

3- A finalidade da Profecia.  O dom de profecia tem um propósito triplo conforme nos ensina 1ª Coríntios 14.3:  “Edificação” [desenvolvimento], “Exortação” [encorajamento], e “Consolo” [animar].

4- As profecias devem ser julgadas.   Todos os crentes são instruídos a provar ou julgar as mensagens proféticas conforme recomenda a própria Escritura. “E falem dois ou três e os outros julguem”. 1Co.14.29. É preciso tomar cuidado com profecias que contrariam a Bíblia. Isaias nos ensina que “o que devemos  fazer é consultar a lei e os ensinamentos de Deus. o que os médios  dizem não tem nenhum valor”. (Isaias 8.20 NTLH).

Uma pessoa pode ser muito usada em profecias, mas, se o que ela falar for diferente do que a bíblia ensina, então está errado e precisa ser rejeitado. Para se defender de falsas profecias é preciso estudar a Bíblia, memorizar a bíblia e viver a bíblia. Jesus disse aos fariseus e isso vale até hoje para nós também: “Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus. (Mt.22.29).

5- Como reconhecer uma profecia verdadeira. Há três maneiras de se reconhecer se uma profecia é verdadeira ou não. 1- A mesma profecia será entregue por mais de um profeta. (Deus usará outros vasos para confirmar). Veja o caso do apostolo Paulo. ( Atos 20.22,23; 22.17,18). 2- A profecia vai se cumprir. Se não se cumprir não veio de Deus e a profecia não procede. Dt. 18.22.  e 3- o que é profetizado ou ensinado precisa estar também de acordo com a Palavra de Deus. Is.8.20.

Conclusão: O dom de Profecia pode ser muito útil na vida da igreja, mas não devemos e não podemos ser governados por ele. Não pelo dom em si, mas, por causa dos profetas que em sua maioria são falsos. Não possuem o dom que vem de Deus, alguns até recebem inspirações da própria carne ou de outras fontes (demônios). Por tanto esteja atentos.

Perguntas para Revisão.

1- O que você entendeu sobre esse dom? Diga em poucas palavras.

2- O que esse dom não é?

3- Como podemos  reconhecer se uma profecia é verdadeira.

4- Qual é a finalidade da profecia.

Pastor Silvano da Silva Reis— 30/01/2012.

Talvez goste de Ler:

O líder e o Líder que não é líder

O dom de Curas

O dom de Fé

Que tal se inscrever em nossa lista e receber novas mensagens.
Subscreva Na Escola Para Pregadores por Email

Nos ajude a divulgar… Compartilhe na rede.

Quer Aprender a pregar como Jesus Pregava?  

pastorsilvano

Bacharel em Teologia, pós-graduando em Docência do Ensino Superior. Membro da Comissão de Ética da Convenção das Igrejas o Brasil Para Cristo -MG. Fundador e Coordenador do Seminário Setevit ( Seminário Teológico). Editor do Escola para Pregadores. Pastor Atuante em Santa Cruz de Minas e Tiradentes - MG

Website: http://www.escolaparapregadores.com

10 Comentários

  1. Pingback: Quem é você no corpo de Cristo? | Escola Para Pregadores

  2. rui

    otimo este trabalho me edificou e vai edificar outros a traves de mim
    que Deus abençoe a todos que estão se empenhando para realizar este trabalho. porque vosso trabalho não é envão no Senhor

    • mathilde cassiano severino

      meu nome é mcs quando o senhor diz ,receber inspiraçoes da propria carne tipo, como se estivesse escrevendo um verso, poesia algú assim né? nossaa temos que tomar muitos cuidado mesmo com isso. o que eu mais gosto de fazer é servir a DEUS. fica na paz .

  3. gostei muito do que li quero cotinua lendo poriço estou escrevendo para receder resporta no meu email

  4. Mauricio Muanza

    gostei muito desta materia abencoada q Deus continue usando sempre o pastor.

  5. Evando Costa

    Muito bom esse estudo, Pr. Silvano.
    Estou aprofundando meus estudos bíblicos com seus artigos e estudos.
    Deus abençoe mais e mais o seu ministério…..

  6. Deus pode em profecia num sepultamento falar que a pessoa morta, não foi pro céu?

    • Acho pouco provável disso acontecer.
      Na realidade isso mais parece uma profetada.
      A profecia é dada com três propósitos, a saber: 1- Exortação, Edificação e Consolação.leia 1Co.14.3

  7. Antes de a Bíblia,eu peço a DEUS para falar comigo eu abri em páginas que falava sobre profetas,depois falei que se eu fosse meu Dom fosse profecia,eu abriria em uma página que falasse sobre profetas eu abri em Ezequiel.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *