O dom de Discernimento de espíritos – Serie Dons Espirituais

  • SumoMe

Lição: 10. O dom de Discernimento de espíritos. 

Por pastor Silvano Da Silva Reis.

Leitura Recomendada: 1 Co.12.1-11; .

Texto Básico: “E a outro a operação de maravilhas: e a outro a profecia; e a outro o  dom de discernir os espíritos; e a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação das  línguas.” (1 Coríntios 12.10).

Objetivo da Lição:

Alcançar  esclarecimento sobre o que vem a ser discernir espíritos.

Introdução:

Discernimento de espíritos é um dom importante porque os inimigos contra quem nós lutamos não são visíveis ao olho humano. Eles apenas são reconhecidos através do discernimento espiritual:

“Porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes” (Efésios 6.12).

EXPOSIÇÃO

Definindo o que é discernimento de espíritos:

Discernimento de espíritos é a capacidade  de avaliar as pessoas, doutrinas  e situações para ver se eles são de Deus, da própria pessoa  ou de Satanás. De modo algum deve ser confundido com um espírito crítico. O dom é um dom espiritual. Não se discernem as coisas espirituais com a mente natural.

“Porém o homem espiritual julga todas as coisas, mas ele mesmo não é julgado por ninguém” (1 Coríntios 2.15).

Este dom se limita ao discernimento de espíritos.  Este dom serve à igreja identificando as pessoas que dividiriam a comunhão por motivos, doutrinas e atitudes erradas.

Finalidade:

Esse dom é estritamente limitado ao mundo dos espíritos Através dele podemos descobrir se uma manifestação é verdadeira ou fingida. Podemos saber se um milagre ou mesmo uma profecia  é procedente do Espírito Santo, do nosso espírito humano ou de espíritos demoníacos. Muito útil no ministério de expulsão de demônios (Mc.1617).

A pessoa que tem esse dom é capacitada pelo Espírito Santo a saber o nome, a natureza e a força do demônio, e pelo dom recebe o poder de  expulsa-lo em nome de Jesus.

Uma das estratégias usadas por Satanás é o engano. É por isso que o discernimento é tão importante:

““Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a e spíritos enganadores e a ensinos de demônios” (1 Timóteo 4.1).

 E quem não tem o dom De discernimento como deve agir?

Se você não tem o dom de discernir espíritos você não está indefeso. Deus tem dado uma maneira de provas os espíritos. Esta prova é válida quer você tenha ou não o dom de discernimento:

“Amados, não deis crédito a qualquer espírito; antes, provai os espíritos se procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo a fora. Nisto reconheceis o Espírito de Deus: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus; e todo espírito que não confessa a Jesus não procede de Deus; pelo contrário, este é o espírito do anticristo, a respeito do qual tendes ouvido que vem e, presentemente, já está no mundo” (1 João 4.1- 3).

Pela Palavra de Deus somos fortalecidos no entendimento de modo que fica difícil de sermos enganados por qualquer um.

Você pode aprender a usar seus sentidos espirituais para discernir entre o bem e o mal. Estes sentidos espirituais se desenvolvem pelo estudo da Palavra de Deus:

“Ora, todo aquele que se alimenta de leite é inexperiente na palavra da justiça, porque é criança. Mas o alimento sólido é para os adultos, para aqueles que, pela prática, têm as suas faculdades exercitadas para discernir não somente o bem, mas também o mal” (Hebreus 5.13-14).

Conclusão:

Estudamos nessa lição que o discernimento de espíritos é importante para a igreja lidar com o mundo dos espíritos  e assim poder  identificar as falsas profecias, as falsas manifestações. Também ficou claro que o o crente é capacitado par identificar e para expulsar  os demônios e finalmente que ,mesmo uma pessoa que não tenha o dom pode discernir se determinadas profecias ou manifestações são verdadeiras usando do ensinamento da palavra e testando o espírito.

Perguntas para Revisão:

1-      Para que serve o Dom de Discernimento de espíritos?

2-      O que é o dom de discernir espíritos?

Talvez queira ler também:

O dom de Profecia

O dom de Milagres

O dom de Curas

Que tal se inscrever em nossa lista e receber outros estudos ou novas mensagens.
Subscreva Na Escola Para Pregadores por Email

Quer Aprender a pregar como Jesus Pregava?  

pastorsilvano

Bacharel em Teologia, pós-graduando em Docência do Ensino Superior. Membro da Comissão de Ética da Convenção das Igrejas o Brasil Para Cristo -MG. Fundador e Coordenador do Seminário Setevit ( Seminário Teológico). Editor do Escola para Pregadores. Pastor Atuante em Santa Cruz de Minas e Tiradentes - MG

Website: http://www.escolaparapregadores.com

4 Comentários

  1. Firmino Diamantino Valentim

    visitei a vossa dicertação e foi muito valioso para mim e marcou-me, fiquei impressionado etou disposto a trocar sempre conhecimeto a volta de tudo quanto poderemos com auxilio de Deus.
    Firmino Valentim

  2. Pingback: DOUTRINANDO – O Dom De Discernimento De Espíritos – Autor: Pr. Silvano Da Silva Reis – 01 de novembro de 2014 | Vivendo Em Cristo

  3. eddy

    Como posso saber que tenho esse dom de discenir?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *