O dom de Curas – Serie Dons Espirituais

  • SumoMe

Lição: 7. O dom de Curas.

Leitura Recomendada: 1 Co.12.1-11; .

Texto Básico: “A manifestação do Espírito é concedida a cada um visando a um fim proveitoso. Porque a um é dada, mediante o Espírito [… ] e a outro, no mesmo Espírito, dons de curar” (1 Coríntios 12.7-9).

Objetivo da Lição:

Esclarecer e entender como funciona o dom de Curas.

Introdução:

Quem é que não desejaria ser curado de algum tipo de enfermidade ou até mesmo ver  um parente ou  amigo sendo curado por um ato milagroso. Pois então, a Palavra de Deus ensina que Cristo já levou sobre si as nossas dores  e pelas suas pisaduras somos sarados. ( Veja Isaias 53.1-5). Nessa lição vamos estudar sobre o dom de curas e esperamos ao terminar a lição que a sua fé seja edificada ao ponto de buscar com fé a cura para seus males e também de amigos e parentes.

EXPOSIÇÃO DO ESTUDO.

Definindo o dom de curas:  “O dom de Curas é a capacitação divina, que torna o cristão um canal, através do qual Deus restaura pessoas emocional, espiritual  ou fisicamente”. (2CTL p.170).

Um crente com dons de curar tem a habilidade de permitir o poder de Deus fluir através dele para restaurar a saúde sem o uso de métodos naturais. Cura significa fazer o bem.

Este tipo de cura é chamado de “cura divina” porque é feito pelo poder divino de Deus em lugar de ser através dos meios naturais. As curas registradas na Bíblia foram todas recuperações imediatas e completas das funções corporais normais. A cura física é um dos sinais espirituais que devem acompanhar o ministério dos crentes:

“Estes sinais hão de acompanhar aqueles que crêem: em meu nome, expelirão demônios; falarão novas línguas; pegarão em serpentes; e, se alguma coisa mortífera beberem, não lhes fará mal; se impuserem as mãos sobre enfermos, eles ficarão curados” (Marcos 16.17-18).

Quem pode orar por curas?

Todos os crentes podem orar pelos enfermos. Os presbíteros da igreja também podem orar pelos enfermos. “Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e estes façam oração sobre ele, ungindo-o com óleo, em nome do Senhor. E a oração da fé salvará o enfermo, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados”(Tiago 5.14-15). Mas nem todos que oram por curas tem do “dom de curas”.

Aqueles  tem o dom de Curas.

Porém, um crente que tem dons de curar é usado especificamente e de forma consistente por Deus nesta área de ministério.    O nome deste dom é plural. Ele é “dons de curar”. Isso é porque á vários dons de cura, diferentes maneiras pelas quais a cura e vários métodos de usar a capacidade de curar. Deus usa alguns crentes na cura de enfermidades específicas. Por exemplo, a Bíblia registra que Paulo foi usado em milagres especiais de cura (Atos 19.11-12).

Alguns crentes podem ter uma unção especial para orar pelos cegos e surdos. Outros são usados no ministério de cura mais geral para orar por todos os tipos de enfermidades.

Além de curar a aflição física, curas podem incluir também a expulsão dos espíritos imundos [os demônios]:

“Afluía também muita gente das cidades vizinhas a Jerusalém, levando doentes e atormentados de espíritos imundos, e todos eram curados” (Atos 5.16).

A fé em Deus é uma chave à recepção da cura. A cura divina pode vir pela fé de alguém que ministra com este dom. Jesus levantou uma jovem dos mortos e a curou:

“Mas, afastado o povo, entrou Jesus, tomou a menina pela mão, e ela se levantou” (Mateus 9.25).

Visto que a jovem estava morta, ela não poderia ter a fé para curar. A cura veio pelo ministério e fé de Jesus.

A cura também pode vir devido à fé da pessoa que está enferma: “E Jesus, voltando-se e vendo-a, disse: Tem bom ânimo, filha, a tua fé te salvou. E, desde aquele instante, a mulher ficou sã” (Mateus 9.22).

Também a cura vem pela fé combinada do que está enfermo com a do que está ministrando:

“Tendo ele entrado em casa, aproximaram-se os cegos, e Jesus lhes perguntou: Credes que eu posso fazer isso? Responderam-lhe: Sim, Senhor! Então, lhes tocou os olhos, dizendo: Faça-se-vos conforme a vossa fé” (Mateus 9.28-29).

Jesus tinha a habilidade de realizar esta cura. Ele sabia que Ele podia curar. Isto foi combinado com a fé dos homens cegos para trazer a cura. O plural, “dons”, também é usado porque a cura vem através de vários métodos bíblicos. Por exemplo:

A a cura pode vir pela palavra falada: “Enviou-lhes a sua palavra, e os sarou, e os livrou do que lhes era mortal” (Salmos 107.20).

A cura vem pela imposição de mãos: “Ao pôr-do-sol, todos os que tinham enfermos de diferentes moléstias lhos traziam; e ele os curava, impondo as mãos sobre cada um” (Lucas 4.40). “Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela”

(Mateus 16.18). “E Deus, pelas mãos de Paulo, fazia milagres extraordinários” (Atos 19.11).

A cura vem por ungir no nome do Senhor:

“Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e estes façam oração sobre ele, ungindo-o com óleo, em nome do Senhor. E a oração da fé salvará o enfermo, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados” (Mateus 5.14-15).

A cura vem inclusive pela sombra de alguém com este dom:

“A ponto de levarem os enfermos até pelas ruas e os colocarem sobre leitos e macas, para que, ao passar Pedro, ao menos a sua sombra se projetasse nalguns deles. Afluía também muita gente

das cidades vizinhas a Jerusalém, levando doentes e atormentados de espíritos imundos, e todos eram curados” (Atos 5.15-16).

Nós devemos ter a cura divina porque Jesus sofreu e levou sobre Si nossas enfermidades:

“Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados” (Isaías 53.5).

Jesus não somente sofreu no Calvário para livrar-nos do pecado, porém também para livrar-nos da enfermidade. Ele foi golpeado e recebeu açoites em suas costas para trazer cura às enfermidades. Ele sofreu para que nós sejamos salvos e curados.

Nem todos são curados.

Quando ministrando com os dons de cura é importante entender que nem todos a quem nós ministramos podem ser curados. Paulo falou de obreiros companheiros que estavam enfermos e parece que não haviam recebido cura através de seu ministério: “Erasto ficou em Corinto. Quanto a Trófimo, deixei-o doente em

Mileto” (2 Coríntios 4.20). Paulo tinha os dons de cura e de milagres, mas ainda assim, por alguma razão, Trófimo não foi curado através de seu ministério. Paulo também escreveu a Timóteo com respeito a uma enfermidade crônica. (1Timóteo 5.23).

Paulo não deixou de usar seu dom de curar simplesmente porque nem todos pelos quais ele orou foram curados. Isto seria o mesmo que um evangelista deixar de ministrar porque nem todos aos quais ele pregou respondeu ao evangelho. Nem todos a quem Paulo pregou responderam positivamente à mensagem do evangelho. Todos pelos quais ele orou não foram curados. Porém, ele continuou fazendo o que Deus o havia chamado a fazer. Ele pregou o evangelho e orou pelo enfermo e deixou os resultados nas mãos de Deus.

Perguntas para revisão:

1- O que é o dom de curas?

2-Todos os crentes tem o dom de curas? Sim , não, porque?

3- Alguém que tem o dom de curas consegue orar e ver curadas todas as pessoas por quem ele(a) ora? Porque sim ou porque não?

Que tal se inscrever em nossa lista e receber novos estudos.

Subscreva Na Escola Para Pregadores por Email

Quer Aprender a pregar como Jesus Pregava?  

pastorsilvano

Bacharel em Teologia, pós-graduando em Docência do Ensino Superior. Membro da Comissão de Ética da Convenção das Igrejas o Brasil Para Cristo -MG. Fundador e Coordenador do Seminário Setevit ( Seminário Teológico). Editor do Escola para Pregadores. Pastor Atuante em Santa Cruz de Minas e Tiradentes - MG

Website: http://www.escolaparapregadores.com

19 Comentários

  1. marcia cristina

    a tres dias um pregado disce que DEUS Estava me entregando o dom da cura! O quê q eu faço?eu sou tam incignificante,sera q aquela profecia é de DEUS? EU peco demais!

    • admin

      Oi Marcia, obrigado por deixar seu comentário.
      você pergunta o que fazer?
      Só tem uma resposta: Tomar posse.
      Comece a orar mais por pessoas doentes
      e aos poucos você verá Deus operando
      em você através desse Dom.
      Fica na paz!

  2. marcia cristina

    é por quê eu sou tam pequena tão pecadora tam infiél a DEUS que não consigo acreditar,eu conheço tanta gente mais santificadas que não recebem dons de DEUS! MINHA DUVIDA É LOGO EU?eu não mereço nem q o senhor me ouve! Nem pedidos de perdão nem agradecimento quanto mais que ele me dar dons.

  3. Max

    “Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes;” (I Coríntios 1 : 27)

  4. Ir.Douglas

    Se Deus escolheu, porque vocês não ensinam quem é Deus e qual é o seu nome já que ele escolheu, pois os Apostolo foram escolhido no dia de pentecoste, perguntaram pra eles e eles disseram. (Atos 2:38), Jesus disse pra eles qual era o nome de Deus.(Jesus)(João 17:6;24-26)(Isaias 7:14) e (Mateus 1:21-23)e que muitos mentiroso negam e pregam (Judas 1:4) disendo que ele é uma trindade mais Paulo disse a Timoteo(1Timoteo 2:5)e Também aos (Éfesios 4:4-6).Se você quer conhecer o Deus verdadeiro entre em contato comigo.

  5. fabiana

    sou evangélica há 16 anos e antes de ser já via visões e ouvia DEUS falar comigo, meu esposo é minha testemunha, sempre fui muito apegada a DEUS.
    Quando me converti percebi que eu orava mais buscando mais de DEUS e quando orei pelos enfermos vi a cura de DEUS na vida deles.
    o que me chamou muito atenção foi quando orei por uma criança de 09 meses de idade com meningite e DEUS a curou o médico já tinha pedido para a família autorizar o desligamento das maquinas porque clinicamente a criança estava morta.
    minha sogra teve falência dos pulmões e dos rins e a médica disse a mim e a minha cunhada que já fosse preparando a família. coloquei as mãos sobre ela e implorei a DEUS não a leve sem que ela seja salva, ressuscita os órgãos e a tira do coma em nome de JESUS, AMÉM.e ai vi o milagre acontecer.
    depois de tudo isso fiz uma besteira deixei de ir pra igreja pois tinha me mudado e ficou distante e a brasa esfriou fui pra prova e há uma ano atrás voltei com sede de DEUS e querendo recuperar o tempo perdido. queria ter meus dons de volta ou tenho e não sei. o que devo fazer?

    • Bruno

      Os dons de Deus são irrevogáveis…basta buscar a ele novamente…a glória da 2° casa será maior do que a da primeira.

  6. Gilberto Cardozo

    A paz do Senhor meu amado irmão em Cristo, tudo bem?
    Amado, Uma pessoa estava enferma e procurou uma pessoa, e essa pessoa orou por Ela e foi totalmente restaurada de sua enfermidade, até ai Gloria a Deus,Vamos a pergunta! Quem recebeu o dom da cura? que administrou a oração ou quem recebeu a cura?

    • Olá Gilberto, graças a Deus tudo vai bem.
      Obrigado por comentar em nosso blog. Respondendo a sua pergunta
      R: Gilberto uma pessoa precisa de ser operada e procura um especialista, esse especialista usando de seus dons adquiridos faz a operação e essa pessoa tem seu problema resolvido. Pergunto: Quem recebeu a cura, o especialista ou a pessoa? Imagino que você vai responder que é a pessoa, certo. Agora se eu te perguntar assim: Quem tem o dom de operar? Creio que sua resposta seria, o especialista. Isso seria certo porque ele tem o dom de operar, recebeu essa habilidade e ele acredita nesse poder que ele tem.
      Assim, quanto a sua pergunta que ficou um tanto que dúbia, posso dizer que: Quem recebeu a cura foi a pessoa enferma, mas quem foi instrumento para ela ser curada foi a pessoa dotada do “dom de cura”. É claro que em ambas as situações é necessário confiança(fé) da pessoa que necessita da cura e ou que vai se deixar ser operada por um especialista.
      Concluindo, quem recebeu o “Dom de Cura” é a pessoa que ministrou a oração.

  7. rode

    quando tinha 12 anos recebi uma profecia que teria o dom de cura. hj aos 30 ainda nao sei se tenho mesmo, e se tiver como usar esse dom tao maravilhoso

    • Olá Roderibeiro, para saber se você possui esse dom é simples, basta começar
      a orar com fé pela cura das pessoas e se o milagre acontecer, fica confirmado seu dom e
      a profecia de quem lhe profetizou sobre esse dom.

  8. simeia miranda

    ta aqui uma materia esclarecedora…gostei muito do tema e da esplanaçao tambem… muito contribuiu para meu aprendizado.

  9. claudia

    O estudo fala que nem todos foram curados mas não esta em2 corintios 4:20 e sim em 2 Timóteo 4:20, a passagem de Erasto e Trófimo, mas entendi!foi muito produtivo pra mim.Entendi melhor o meu chamado,obrigada que DEUS abençoe.

  10. DANYELLE

    Bom dia amados, o espirito santo de Deus me revelou que o Senhor me deu o dom de cura.

  11. meu nome é wanderleya

    pastor orei nun menino que estava com dor de ouvido e logo ele ficou bom,sera que tenho um dor de curar.

  12. RAMOM

    EU JÁ TIVE ESSA EXPERIÊNCIA DE ORAR E ALGUÉM SER CURADO, MAS ISSO NÃO QUER DIZER QUE EU TENHA O DOM DE CURA. O DOM DE CURA SÓ OS APOSTOLOS TIVERAM, PEDRO ELE DISSE: NÃO TENHO OURO NEM PRATA O QUE EU TENHO TE DOU LEVANTA – TE E ANDA, PERCEBA QUE PEDRO ELE NÃO PEDIU EM NOME DE JESUS ELE APENAS DECLAROU PQ ELE VERDADEIRAMENTE TINHA O DOM DE CURA , CAPACITAÇÃO DADA POR JESUS, NÓS SOMOS CANAIS DE MILAGRES, TUDO É NO NOME DE JESUS. DEIXANDO BEM CLARO DEUS ELE SEMPRE VAI FAZER MILAGRE NOS DIAS DE HOJE, MAS NÃO CONFUNDA DOM DE CURA COM O AGIR DE DEUS NA TUA VIDA PARA CURAR OUTRA .

    • sidnei dias gomes

      atos 3 e 6 Pedro disse: Em nome de Jesus Cristo o Nazareno

    • Leandro Caputo

      Atos 3:6
      E disse Pedro: Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda.

      Leia a biblia por favor, não ouça apenas, mas leia! Pedro tinha o dom de cura sim, mas a palavra liberada de cura é em nome de Jesus, toda a glória é para Jesus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *