Nervosismo na hora de pregar – 4 dicas de Como Evitar

  • SumoMe

Como evitar o nervosismo na hora de pregar

 Nervosismo na hora de pregar – 4 dicas de Como Evitar

Você é daqueles que ficam nervoso sempre que precisa de falar para um grupo de pessoas?  Sabia que o medo de falar em público está entre um dos primeiros medos na vida das pessoas? É isso mesmo. Em uma pesquisa, a revista VOCÊ/S.A/Maio/99, mostra a resposta de vários ingleses à pergunta:

“ Qual o seu pior medo?” as respostas foram:

  1.             “41% disseram que era falar em público
  2.               32% têm medo de altura
  3.               22% de insetos
  4.               22% de ter problemas financeiros
  5.               19% de doença
  6.               19% da morte”.

Outra pesquisa realizada com 10.000 Australianos  mostra que um terço dos  entrevistados diz preferir a morte a falar em público. Saber comunicar é essencial para quem quer ser bem  sucedido na arte de preparar e entregar sermão  É pré- requisito para quem deseja ser  líder ou pregador.

Jack Valenti em seu livro, A Fácil Arte de Falar em Público, afirma o  seguinte : “ É um ofício  que se aprende  , exatamente como se aprende o ofício de marceneiro, esquiador , de saxofonista”.

Para ajudar você preparei uma vídeo aula com 4 dicas de como evitar o nervosismo na hora de pregar seu sermão e assim proporcionar  um conhecimento extra  e de grande  relevância aos que desejam se aprimorar cada vez mais neste ministério de falar às pessoas.  Esse vídeo tem apenas 8 minutos e pode fazer a diferença na sua vida ou na vida de alguém que você conhece e que vive o drama do nervosismo na hora de pregar. Essas dicas foram retiradas de um curso meu, “Como Falar ao público Evangélico” que tem ajudado dezenas de pregadores iniciantes e ou aqueles que tem vontade de falar em pequenos grupos mas que sentem aquele friozinho na barriga e ai o nervosismo aparece e lá se vai a vontade de falar qualquer coisa.

Assista a seguir a nossa vídeo aula.

Percebeu como é simples acabar com o nervosismo que antecede a qualquer apresentação em público? Caso queira conhecer mais sobre esse tema e aprimomar mais no assunto recomendo os cursos “Como Falar ao Público Evangélico” e também para quem deseja ser um pregador fazer o curso “Como Preparar Esboços de Sermões”.  

Espero que tenha gostado dessas 4 dicas de como evitar o nervosismo na hora de pregar. Se gostou peço que compartilhe, deixe seu comentário pois isso é importante para saber se continuo postando assuntos como esse.

E você conhece outras dicas para evitar o nervosismo?

Quer Aprender a pregar como Jesus Pregava?  

pastorsilvano

Bacharel em Teologia, pós-graduando em Docência do Ensino Superior. Membro da Comissão de Ética da Convenção das Igrejas o Brasil Para Cristo -MG. Fundador e Coordenador do Seminário Setevit ( Seminário Teológico). Editor do Escola para Pregadores. Pastor Atuante em Santa Cruz de Minas e Tiradentes - MG

Website: http://www.escolaparapregadores.com

7 Comentários

  1. Miriam Pereira

    Muito bom. Gostei de ver o seu despreendimento em ensinar as pessoas, independentemente se elas farão ou não o curso.A explicaçao foi muito boa e útil. Parabens. Que Deus te abençoe e continue a passar seus conhecimentos às pessoas que dele necessitam. Gostaria muito de fazer esse curso, mas infelizmente, por ora, me é impossivel. Mas creio que Deus preparará uma outra oportunidade, pois é para a expansão do Seu Reino que eu quero aprender. Se for possivel, nos ensinar como devemos fazer para estudar a Biblia, ficarei muito agradecida tambem. Muito obrigada. Mais uma vez parabens!.

  2. José Dias

    Amado gostaria de saber sua opinião sobre as pessoa usarem sermões de outros pregadores,já que a fonte é o Espirito Santo.

    • José Dias,

      A minha opinião a respeito de pregadores usarem esboços de sermões de outros é a seguinte:
      1- Não vejo problema algum em um pregador utilizar de um esboço de sermão de um colega, desde que ele estude esse esboço debaixo de oração e pregue na direção e unção do Espirito Santo. Que informe que o sermão a ser pregado foi desenvolvido por um colega, para evitar que mais tarde algum de seus ouvintes venha a encontrar pela internet ou em algum vídeo do youtube o sermão pregado pelo autor original.
      2- Sou contudo contra os pregadores que ficam ouvindo e decorando sermões de preletores conferencistas e copiam tudo, a pregação, o jeito de falar, de gesticular e até de pular.
      3-Considero como ideal que todo pregador tome tempo diante do Senhor em oração e leitura da bíblia para preparar seu próprio sermão pois agindo assim esse pregador terá muito mais satisfação em desempenhar seu oficio de arauto do Senhor.
      4- Quanto ao Espirito Santo, todo pregador depende d”ele com esboço na mão ou sem esboço.

  3. jovelino c santos

    Parabéns Pastor Silvano! E Deus continue te usando como canal de bençãos para nós e o povo de Deus gostei muito. A paz do Senhor.

  4. Lusinete

    A paz amado. Foi de grande importância essa video aula. Tem mais ou menos 2 anos que comecei a pregar, mas mesmo assim fico um pouco ansiosa preocupada com tempo, pq falo no maximo 25min. gostaria mt de ampliar esse tempo p/ 30 ou 40 min e nao consigo. Já pensei em desistir , mas agora peço a Deus sabedoria p/ seguir a caminhada . grata. Lusinete. Fique na paz

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *