Modelos de Introdução Para Pregação

  • SumoMe

escrever-introducao

Modelos  de Introdução Para Pregação

Por Silvano da Silva Reis

São muitas as formas de introduzir.

Você pode usar um destes tipos para iniciar uma  pregação ou  sermão:

1 – ILUSTRATIVA

Uso de uma ilustração na introdução.  Imagine que o assunto que será abordado seja complexo e abstrato. Então, comece com uma ilustração que explique e esclareça o que pretende dizer.

2 – DEFINIÇÃO

Explicação detalha de um determinado conceito. Explique para o ouvinte o que tem a dizer. Dê a ele conceitos e significados de símbolos, termos e assuntos que ele provavelmente não conheça.  Em um sermão onde o assunto é a PAZ, o pregador explicou, na introdução, o que é a paz, seus significados no velho e novo testamento, evolução lingüística do termo paz e a aplicação termo hoje.

3 – INTERROGAÇÃO

Uma pergunta (deverá ser respondida no corpo do sermão). Comece perguntando. Para sermões onde o tema é uma pergunta é interessante que esta seja bem explorada na introdução. Observe que, se estamos falando sobre morte ou salvação cabe  uma ou mais  perguntas como por exemplo: “Para onde iremos nós?”; “A salvação é para todos?” .

Mais exemplos de Introdução tipo Pergunta.

a) Os homens do século 19 propuseram nos termos da época as questões que, apesar de toda a posterior concentração dos esforços na realidade própria dos textos, continuavam a intrigar os críticos: como funciona a mente de um escritor? Quais os fatores imponderáveis que o levam a escrever isto e não aquilo, deste ou daquele modo?

b) Será que é com novos impostos que a saúde melhorará no Brasil? Os contribuintes já estão cansados de tirar dinheiro do bolso para tapar um buraco que parece não ter fim. A cada ano, somos levados por novos impostos para alimentar um sistema que só parece piorar.

4 – ALUSÃO HISTÓRICA

Explicar o contexto histórico. Explique o contexto do texto em que será aplicada a mensagem (época, país, costumes, tradição,etc.) Observe o texto de João 4: 1 a 19. Caso sua mensagem esteja baseada neste texto, introduza com uma explicação detalhada das relações entre os Judeus e os Samaritanos, as relações entre os homens e as mulheres, a lei acerca do casamento, a origem do poço de Jacó, etc. Obs.: Cada sermão deve ter apenas um tipo de introdução.

5- Declaração surpreendente

Jamais houve cinema silencioso. A projeção de fitas mudas era acompanhada por música de piano ou de pequena orquestra. No Japão e em outras partes do mundo, popularizou-se a figura do narrador ou do comentador de imagens, que explicava história ao público. Muitos filmes, desde os primórdios do cinema, comportavam música e ruídos especialmente compostos.

6-  Comparação

O futebol assemelha-se à telenovela. Esta, direcionada ao sexo feminino, seduz por causa de sua insignificância. Aquele, próprio da masculinidade, atrai devido à sua superficialidade. Na cultura de massa, a sedução e o superficial completam-se.

7- Oposição

De um lado, professores mal pagos, desestimulados, esquecidos pelo governo. De outro, gastos com excessivos com computadores, antenas parabólicas, aparelhos de videocassete. É esse o paradoxo que vive hoje a educação no Brasil.

8- Alusão a um romance, a um conto, a um poema, a um filme, a uma história do cotidiano.

Quem assistiu ao filme A Rainha Margot, com a deslumbrante Isabelle Adjani, ainda deve ter os fatos vivos na memória. Na madrugada de 24 de agosto de 1572, as tropas do rei de França, sob ordens de Catarina de Médicis, a rainha-mãe e verdadeira governante, desencadearam uma das mais tenebrosas carnificinas da história. Mas não se esqueça que a alusão tem que ter conecção com todo o seu sermão.

Estas são principais maneiras de redigir uma introdução,  algumas a principio parecem dificeis, mas  não são. Com  um  pouquinho de treinamento você conseguirá fazer introduções diferentes para variadas pregações.

Então que tal treinar um pouco  agora…

Talvez goste de ler:

Introdução de Sermão  o que é?

Ilustração para Sermão o que é isto?

Como encerrar um sermão

Cadastre-se  em  nossa  lista de Emails e receba nossas Atualizações.

Subscreva Na Escola Para Pregadores por Email

Quer Aprender a pregar como Jesus Pregava?  

pastorsilvano

Bacharel em Teologia, pós-graduando em Docência do Ensino Superior. Membro da Comissão de Ética da Convenção das Igrejas o Brasil Para Cristo -MG. Fundador e Coordenador do Seminário Setevit ( Seminário Teológico). Editor do Escola para Pregadores. Pastor Atuante em Santa Cruz de Minas e Tiradentes - MG

Website: http://www.escolaparapregadores.com

5 Comentários

  1. Pingback: O que é um Sermão ou Pregação? | Escola Para Pregadores

  2. Pingback: Introdução de Sermão o que é? | Escola Para Pregadores

  3. Pingback: Preparando a Introdução do Sermão - Escola Para Pregadores | Escola Para Pregadores

  4. Marco Antonio M. Vieira

    A Paz do Senhor Jesus

    Gostaria de saber se existe uma filial no Rio de Janeiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *