Introdução de Sermão o que é?

  • SumoMe

escrevendo

Introdução de Sermão o que é?

A maioria dos escritores dizem, que a introdução deve ser escrita por último. Bom, ainda bem que alguém já disse também que toda regra tem exceção, e outro alguém que não me lembro quem, disse ainda que regras são para serem quebradas. Por que eu particularmente não consigo começar a escrever do meio para frente, não consigo pensar no desenvolvimento sem começar pela introdução. Por que isso?  Porque introdução tem exatamente essa idéia, a de começar, de iniciar, de introduzir.  Minha preocupação sempre que vou escrever algo é  exatamente essa, a de saber como vou começar, o que devo escrever primeiro?

A introdução é muito importante em um sermão,  e não deve ser confundida com apresentação pessoal e nem com oração inicial no púlpito. A introdução é principalmente a entrada  do assunto, é uma informação rápida e sucinta aos nossos ouvintes sobre o que nós vamos pregar,  falar, ensinar etc.

O  primeiro passo para se escrever uma boa introdução é saber exatamente sobre o que se deseja falar. Muitos têm dificuldades com introdução por que na realidade não sabem ao certo qual assunto a sua mensagem contem.  Há um ditado popular que diz que:“ Quem não conhece o caminho  não sabe para onde esta indo”.   Gosto de pensar na introdução por que isso me força, a saber, sobre o tema ou assunto que vou abordar.

Gosto de prestar atenção nas introduções dos sermões dos pregadores,  porque já imediatamente sei sobre o que o ele vai pregar.  A introdução anuncia o assunto.  Gosto de prestar atenção no inicio dos telejornais pois eles me dizem quais noticias serão abordadas. A introdução é como se fosse à propaganda daquilo que vamos abordar. Portanto deverá ser breve. Sugere-se que seja proporcional ao tamanho do sermão em dez por cento, sermão de trinta minutos, introdução de três minutos e por ai vai.

Introdução pode ser comparada ainda a uma fachada de uma casa, pode ser linda(interessante) ou pode ser feia ( desinteressante). Se for linda nossos olhos procurará por mais detalhes da casa, se for feia nossos olhos se desviará imediatamente da casa.  Assim nossa introdução dever ser de tal forma (linda) interessante que faça com que nosso ouvinte tenha interesse em continuar ouvindo a mensagem para tomar conhecimento completo do que foi anunciado pela introdução.

Como vimos a palavra já sugere, entrada, começo. É o momento em que daremos aos ouvintes o assunto que abordaremos.

Qual a importância da Introdução?

É ela que vai captar a atenção e o interesse dos seus ouvintes, pois os informará sobre o seu assunto. Se você não ganhar o interesse de seu ouvinte na introdução ele certamente prestará pouca ou nenhuma atenção ao resto do que vai dizer.

Mas tome cuidado,  alguém disse:  “O pregador começou por fazer um alicerce para um arranha-céu, mas acabou construindo apenas um galinheiro”.  A introdução é como a decolagem de um avião , deve ser  perfeita para um vôo estabilizado. Ela, por certo, deve envolver o ouvinte, despertar o interesse e curiosidade e, também, ser um meio de conduzir os ouvintes ao assunto que será tratado no desenvolvimento do sermão. Uma boa introdução dá ao pregador segurança, tranquilidade, firmeza e liberdade na pregação.

Existem varias formas de fazer a introdução do sermão, mas isso será assunto para nosso próximo post. MODELOS  DE INTRODUÇÃO PARA SERMÃO OU PREGAÇÃO

Então  nos encontramos lá.

Talvez goste de ler:

6 passos antes de começar a pregar

Como encerrar um sermão

Fui convidado Para Pregar e agora…

Considere inscrever em nossa lista de email e receber atualizações do nosso blog.

Subscreva Na Escola Para Pregadores por Email

Quer Aprender a pregar como Jesus Pregava?  

pastorsilvano

Bacharel em Teologia, pós-graduando em Docência do Ensino Superior. Membro da Comissão de Ética da Convenção das Igrejas o Brasil Para Cristo -MG. Fundador e Coordenador do Seminário Setevit ( Seminário Teológico). Editor do Escola para Pregadores. Pastor Atuante em Santa Cruz de Minas e Tiradentes - MG

Website: http://www.escolaparapregadores.com

4 Comentários

  1. Pingback: Como Criar Títulos Melhores Para nossas Pregações | Escola Para Pregadores

  2. Pingback: Dicas Para Pregadores | Escola Para Pregadores

  3. Pingback: Modelos de Introdução Para Sermão | Escola Para Pregadores

  4. Pingback: Preparando a Introdução do Sermão - Escola Para Pregadores | Escola Para Pregadores

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *