Dom de Sabedoria – Serie dons Espirituais

  • SumoMe

Dom de SabedoriaSerie: Dons Espirituais.

Dom de Sabedoria.

Leitura diária: 1 Co.12.1-11

Texto Básico: “Porque a um Pelo Espírito é dada a palavra da Sabedoria; a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência.” (1Co.12.8).

Objetivo da Lição:

Não sermos ignorantes quanto aos Dons Espirituais. Nosso alvo principal nesse estudo é conhecermos melhor o Dom da palavra da Sabedoria.

Introdução:

Nessa lição quatro, nos ocuparemos em descobrirmos o significado e o meio de atuação do primeiro dom Espiritual listado pelo Apostolo Paulo. O dom da Palavra da Sabedoria.

Exposição:

1- Definido o Dom da Palavra da Sabedoria.

a) O dom da Palavra da Sabedoria é a capacitação divina para aplicar verdades espirituais de modo a suprir uma necessidade numa situação especifica.  O dom da sabedoria não se aprende nos livros, mas é comunicado à alma pelo próprio Deus. Há muita diferença entre a sabedoria humana e a sabedoria divina. A humana pode ser desenvolvida através de estudos, cursos e muita leitura e Sabedoria Divina somente como presente de Deus.

b) Este dom não é chamado “o dom de sabedoria” porque a sabedoria total de Deus não é dada a alguém. É uma palavra de sabedoria, somente uma porção da sabedoria infinita de Deus.

2) Para que serve?

a) A pessoa que possui esse dom geralmente gosta muito de estudar a Palavra de Deus, de meditar, de orar e receber dele orientações para si e para outras pessoas em situações difíceis. Serve para aconselhar e mostrar como resolver situações incomuns.

b) Jesus exerceu plenamente esse dom: Lucas 2:40-52 diz que Jesus foi “enchendo-se de sabedoria” como menino e “crescia em sabedoria” como um jovem de forma que os doutores dos seus dias “se admiravam da sua inteligência.” Multidões que ouviram Jesus ensinar diziam: “Que sabedoria é esta que lhe foi dada?” (Marcos 6:2). Em Mateus 12:42, Jesus disse que era mais sábio que Salomão. A sabedoria também é ilustrada nas vidas de Josué (Deut 34:9), Salomão (1 Reis 3:5-28), e Daniel (Daniel 1:17-20; 2:19-23).

3) Como conseguir esse Dom?

a) Em Primeira Coríntios 14 Paulo diz :” procurai com zelo os Dons Espirituais…” e Tiago confirma “Se alguém de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus”. (Tg 1,5) Em Lucas 21:15, Ele (Jesus) disse: ” eu vos darei boca e sabedoria.”. b) Para receber esse dom precisamos procurar, buscar e pedir a Deus e a Jesus. E Eles através do Espírito Santo nos dará.

Conclusão

O dom da Palavra da Sabedoria é a capacitação divina para aplicar verdades espirituais, portanto diferente da Sabedoria Humana, sendo concedido ao crente com a finalidade de ajudar a outros crentes em momentos difíceis através de uma orientação, ou aconselhamento. Uma pessoa com este dom sabe aplicar os atos para levar a uma decisão sábia.

Perguntas de Aplicação:

O que é o Dom da Palavra da Sabedoria?

É correto dizer Dom de Sabedoria?

Como um crente pode conseguir esse dom?

Você acha que possui esse Dom?

Você conhece alguém que tem esse dom?

Talvez goste de ler:

As três peneiras 

O Mistério da Fita Azul

Quando a Gentileza faz a Diferença

Receba novos estudos em seu email.
Subscreva Na Escola Para Pregadores por Email

Quer Aprender a pregar como Jesus Pregava?  

pastorsilvano

Bacharel em Teologia, pós-graduando em Docência do Ensino Superior. Membro da Comissão de Ética da Convenção das Igrejas o Brasil Para Cristo -MG. Fundador e Coordenador do Seminário Setevit ( Seminário Teológico). Editor do Escola para Pregadores. Pastor Atuante em Santa Cruz de Minas e Tiradentes - MG

Website: http://www.escolaparapregadores.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *