Dom de Operação de Milagres – Série Dons Espirituais

  • SumoMe

Lição: 8. O dom de Operação de Milagres. (ou de Maravilhas).

Por Pastor Silvano da Silva Reis

Leitura Recomendada: 1 Co.12.1-11; .

Texto Básico: “A manifestação do Espírito é concedida a cada um visando a um fim proveitoso. Porque a um é dada, mediante o Espírito [… ] e a outro, no mesmo Espírito, operação de maravilhas” (1 Coríntios 12.7-10).

Objetivo da Lição:

Esclarecer e entender o dom de Milagres ou maravilhas.

Introdução:

A Palavra em si, milagres ou maravilhas, logo nos lembra algo deslumbrante, algo maravilhoso e extra-ordinário.

Algo que foge a esfera do natural. O dom de milagres ou maravilhas é algo extra-ordinário. É  algo capaz de despertar o interesse de pessoas que se dizem céticas, descrentes ou sem Deus. O propósito dessa lição, portanto é trazer uma definição desse dom e mostrar como ele opera através da vida de um (a) servo (a) de Deus.

EXPOSIÇÃO DO ESTUDO.

1-  Definição do dom.  A palavra grega é energemo dunamis, que significa literalmente “energia do poder”.  Assim podemos dizer que esse dom do Espírito é para demonstrar o poder de Deus. É a capacitação divina para certas ações milagrosas que vai alem do campo físico ou natural. Ele pode ser visto em certas curas milagrosas como: o nascimento de um órgão (perna, braço etc.) em pessoas que nasceram sem ou perderam em acidentes (Atos 3.7,8). Também as  ações sobre a natureza, como o controle dos ventos, as tempestades(Lc 8.24), a transformação de água em vinho(João 2.1-9) , o flutuar de um machado de ferro (ll Reis 6.6).

2-Como ele opera através do Cristão:

Através de uma pessoa com o dom de milagres Deus realiza atos poderosos que estão além da possibilidade de ocorrer naturalmente. Estes atos sobrenaturais são sinais de que o poder de Deus é maior que o de Satanás. Quando esse dom está em ação ele tem o propósito de:

a)      Confirmar a mensagem do Evangelho. (Heb. 2.2,4).

b)      Levarem as pessoas incrédulas a crerem em Jesus e aceitarem a salvação (vida eterna). (João 20.30-31).

c)       Confirmar o ministério de homens e mulheres aos quais Deus chama. (João 3.2). (Atos 2.22).

3- Cuidado! Não se deixe impressionar por sinais e milagres.

Porque o diabo também pode operar sinais e maravilhas. Sem dúvida, os sinais e maravilhas necessariamente não significam que um homem ou ministério é de Deus. Satanás engana através dos milagres:

“Porque eles são espíritos de demônios, operadores de sinais, e se dirigem aos reis do mundo inteiro com o fim de ajuntá-los para a peleja do grande Dia do Deus Todo-Poderoso” (Apocalipse 16.14).

“Ora, o aparecimento do iníquo é segundo a eficácia de Satanás, com todo poder, e sinais, e prodígios da mentira, e com todo engano de injustiça aos que perecem, porque não acolheram o amor da verdade para serem salvos. É por este motivo, pois, que Deus lhes manda a operação do erro, para darem crédito à mentira” (2 Tessalonicenses 2.9-11).

Estes versículos indicam que as pessoas são enganadas através dos milagres de Satanás porque elas não se conectam com a verdade da Palavra de Deus.

Conclusão.

Jesus disse aos seus discípulos, e isso vale para nós: “Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que  estas; porque eu vou para meu Pai.”(João 14.12). Ora  se podemos fazer maiores obras  porque ele está com o Pai, o que estamos esperando?  Vamos tomar posse desse dom de Milagres e da promessa de que tudo quanto pedirmos em seu nome Ele o fará, para que o pai seja glorificado N´ele, o filho de Deus(João 12.13).

Perguntas de revisão:

1-O que é o dom de Milagres ou Maravilhas?
2-Dê dois exemplos do dom de Milagres?
3-Quais são os principais propósitos desse dom?
4-Quem mais pode operar milagres além de Deus?

Talvez goste de Ler:

O líder e o líder que não é líder.

O dom de Curas – Série dons espirituais

O Mistério da fita Azul.

Que tal se inscrever e receber nossos estudos e artigos.
Subscreva Na Escola Para Pregadores por Email

Compartilhe na Rede.

Quer Aprender a pregar como Jesus Pregava?  

pastorsilvano

Bacharel em Teologia, pós-graduando em Docência do Ensino Superior. Membro da Comissão de Ética da Convenção das Igrejas o Brasil Para Cristo -MG. Fundador e Coordenador do Seminário Setevit ( Seminário Teológico). Editor do Escola para Pregadores. Pastor Atuante em Santa Cruz de Minas e Tiradentes - MG

Website: http://www.escolaparapregadores.com

3 Comentários

  1. waldir barbosa

    Olá.
    Paz seja convosco.
    Acho que deveria falar desse dom, sem ter que falar da operação do diabo, pois tem mais profundidade neste dom que é preciso o povo de Deus saber, é uma opinião minha sem querer ofender seu comentário.
    Paz para todos ai.

  2. LANDES

    Deus te abençõe Pastor, seus estudos sobre dons Espirituais
    tem sido de grande valia, tenho complementado as lições Bíblicas para DEBQ. Tem me ajudado muito!

  3. Jonathan

    Concordo plenamente com o comentário do irmão Deus abençoe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *