Dom da Palavra da Ciência – Série Dons Espirituais.

  • SumoMe

dom da palavra da ciencia

Lição: 5. O dom da Palavra da Ciência.

Leitura diária: 1 Co.12.1-11

Texto Básico: “Porque a um Pelo Espírito é dada a palavra da Sabedoria; a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência.” (1 Co.12.8).

Objetivo da Lição:

Não sermos ignorantes quanto aos Dons Espirituais. Nosso alvo principal nesse estudo é conhecermos melhor o Dom da palavra da ciência.

Introdução:

Nessa lição  cinco, nos ocuparemos em descobrirmos o significado e o meio de atuação  do segundo dom Espiritual listado pelo Apostolo Paulo. O dom da Palavra da ciência.

1-  Definição: Que Dom é esse?

Dom da Palavra da Ciência também conhecido como Dom da Palavra do Conhecimento.

O autor do Livro Conhecendo as Doutrinas da Bíblia  define o dom da Palavra da Ciência como sendo um pronunciamento ou declaração de fatos inspirados dum modo sobrenatural e denota o conhecimento das coisas que pertencem a Deus. Por meio deste dom, Deus, que tem todo o conhecimento, traz revelação de fatos que já ocorreram (passado) e/ou de fatos que estão ocorrendo no momento da revelação (presente) e que são totalmente desconhecidos daqueles que o Senhor irá usar com este dom.  Por exemplo: Quando Jesus fez uma pergunta espiritual a Pedro  ele respondeu porque possuía o Dom da Palavra da Ciência. “Então, Jesus lhe afirmou: Bem-aventurado és, Simão Barjonas,porque não foi carne e sangue que to revelaram, mas meu Pai, que está nos céus” (Mateus 16.17). Leia na sua Bíblia outros exemplos: Jesus: João 1:48; 4:17-18; 11:14; Simão: Lucas 2:25-35; Ananias e Safira: Atos 5:1-11; Paulo: Atos 27:13-44; Pedro: Atos 5:1-10; 8:23; 10:19; Ananias: Atos 9:1-18.

Esse dom trabalha em conjunto com o dom da palavra da Sabedoria.

2- Para que serve?

-Preservar o bom andamento da igreja, auxiliando na resolução de problemas.

– Habilitar os membros para compreender e transmitir os ensinamentos bíblicos de uma maneira clara e eficaz.

– Segundo alguns escritores, 66% das pessoas com este dom, também são  extremamente úteis na igreja na área de ensino e pregações da palavra.

3- Como conseguir esse dom?

Em nosso texto base de ensino desta série lemos em 1 Co. 12.7 “… é dada a cada um para o que for útil”. Portanto é o Espírito Santo que nos concede o dom. E de nossa parte temos que estar alinhados com o Senhor, buscando sempre em primeiro lugar as coisas espirituais como nos ensina Mateus 6.33 “Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas”.

Conclusão:

Assim como o dom da Palavra da sabedoria, o dom da palavra da ciência é uma porção do que Deus tem de conhecimento para nos revelar. Que tal desenvolver esse dom.

Estudo:

1- Explique com suas Palavras o que é o dom da palavra da Ciência?

2- Para que serve esse dom?

3- Complete a frase. Por meio deste ______, Deus, que tem todo ________________, traz revelação de fatos que já _________ (passado) e/ou de fatos que estão ocorrendo no momento da revelação (presente) e que são totalmente __________daqueles que o Senhor irá usar com este dom.

4- De que forma esse dom, em exercício, em sua vida ou na vida de alguém, pode ajudar em sua vida espiritual?

Deixe seu comentário sobre essa lição.

Talvez  goste de ler:

Dom da Palavra de Sabedoria.

Participe de nossa lista de emails e receba nossos estudos e dicas gratuitamente.
Subscreva Na Escola Para Pregadores por Email

Quer Aprender a pregar como Jesus Pregava?  

pastorsilvano

Bacharel em Teologia, pós-graduando em Docência do Ensino Superior. Membro da Comissão de Ética da Convenção das Igrejas o Brasil Para Cristo -MG. Fundador e Coordenador do Seminário Setevit ( Seminário Teológico). Editor do Escola para Pregadores. Pastor Atuante em Santa Cruz de Minas e Tiradentes - MG

Website: http://www.escolaparapregadores.com

2 Comentários

  1. jose arnaldo santos romero

    muito bom as expicaçãoes estão de parabens…

  2. junior silva

    como é que eu posso afirmar que o ¨Dom da ciência¨ é o ¨Dom de revelação¨?
    como eu ligar uma coisa a outra? tem como afirmar isso biblicamente?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *