Como Vencer a Depressão Segundo Lutero!

  • SumoMe

depressãoA depressão pode ser vencida com as Cinco dicas de Lutero.

Jerome Weller era um jovem estudante de teologia sob a influência direta de Martinho Lutero. Ele viveu na casa de Lutero, sendo este seu tutor, por quase uma década. Em Julho de 1530, Lutero escreveu uma carta aconselhando Weller, que estava vivendo naquele momento uma crise de depressão.

… Querido Jerome, você deve se alegrar neste momento e nesta tentação do diabo, porque é um sinal claro e certo de que Deus é propício e misericordioso contigo. Você diz que a tentação é mais pesada do que você pode suportar, e que você está temeroso com a possibilidade dela te quebrar e colocá-lo para baixo de tal forma que o leve ao desespero e blasfêmia. Eu conheço este tipo de artimanha do diabo. Se ele não pode quebrar uma pessoa com o primeiro ataque, ele tenta pela perseverança e continuidade enfraquecer a pessoa até ela cair e se dar por vencida.

Sempre que esta tentação voltar a você, evite completamente uma disputa com o diabo e não se debruce sobre esses pensamentos mortais, pois fazê-lo é nada menos que ceder ao diabo e deixá-lo prosperar em seu propósito. Despreze todos os pensamentos que são induzidos pelo diabo. Neste tipo de tentação e luta, o desprezo é o melhor método para obtermos a vitória que Deus tem para nós. Rir! Rir do adversário e perguntar quem ele é e quem é ele para falar contigo lançando seus dardos inflamados. Por todos os meios fuja da solidão que a tentação da depressão tenta te colocar, pois o diabo observa e ataca neste caso, acima de tudo, quando você está sozinho. Este tipo de tentação é vencida por zombar e desprezar o diabo, e não por resistir e “discutir” com ele…

Quando satanás joga o nosso pecado sobre nós e declara que merecemos a morte e o inferno, devemos responder assim: ‘Eu admito que mereça a morte e o inferno. O que tem isso? Será que significa que  eu esteja condenação à eterna perdição? De maneira nenhuma. Porque eu sei que Aquele que sofreu a ira de Deus em meu lugar, proveu uma satisfação completa em meu nome. Seu nome é Jesus Cristo, o Filho de Deus. Onde Ele está lá também eu estou!

Do seu, Martinho Lutero.  (Lutero: Cartas de aconselhamento espiritual).

Cinco pontos emergem do conselho de Lutero:

1) Se alegrar pois a tentação é um testemunho da misericórdia de Deus para você… levando-o ao crescimento em meio a aflições.

2) Não se debruçar sobre os pensamentos mortais do Diabo – que são seus dardos inflamados.

3) Rir do seu adversário já vencido.

4) Estar continuamente em comunhão com outros filhos de Deus.

5) Proclamar para você mesmo a boa nova do Evangelho. Pregar para si mesmo toda a verdade do Evangelho.

Lutero esteve sempre sobre uma contínua pressão… contínuo perigo… contínua tentação de depressão…  Seus conselhos foram provados eficazes na quente fornalha da Reforma.

Fonte: http://www.josemarbessa.com/2013/04/como-vencer-depressao-segundo-lutero.html

Compartilhe esse texto com alguém que você conhece e está vivendo um período de depressão.

Deus abençoe a todos.

Quer Aprender a pregar como Jesus Pregava?  

pastorsilvano

Bacharel em Teologia, pós-graduando em Docência do Ensino Superior. Membro da Comissão de Ética da Convenção das Igrejas o Brasil Para Cristo -MG. Fundador e Coordenador do Seminário Setevit ( Seminário Teológico). Editor do Escola para Pregadores. Pastor Atuante em Santa Cruz de Minas e Tiradentes - MG

Website: http://www.escolaparapregadores.com

1 Comentário

  1. romeu r oliveira

    OLÁ PASTOR SILVANO GOSTARIA QUE ME MANDASSE ILUSTRAÇÕES DE JOVENS NAS DROGAS, JOVENS QUE FORAM PRESOS E CONDENADOS, ESSA REALIDADE QUE ESTAMOS ENFRENTANDO HOJE EM DIA, DEIXO AQUI MEUS AGRADECIMENTOS E UM FORTE ABRAÇO, FICA NA PÁZ DE JESUS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *