Como encerrar um Sermão

encerrar sermao

No artigo “6 Passos antes de começar a pregar” descrevi algumas ações que podem ser praticadas antes de se começar a pregar. Neste artigo trago algumas dicas de como encerrar o sermão.

Não Sabia como encerrar…

Sem duvida há muitos pregadores, e eu mesmo fui um desses, que mesmo tendo um bom esboço de sermão, não sabia como encerrar o sermão, não sabia a hora de parar de pregar. Alguns ficam andando em círculos, indo e voltando na mensagem e outros ficam a receber mensagens e mais mensagens que julgam ser do Espírito Santo, e por isso pensam que é  importantes entregar para igreja,  e assim  o relógio não pára e a igreja (leia povo) vai ficando cada vez mais   impaciente.

O Espirito Santo tem liberdade mas não é de confusão

Devo dizer que embora o Espirito Santo tenha liberdade para agir em nosso meio, Ele é ordeiro e não traz confução. Devo dizer ainda que acredito que o consolador possa trazer  informações novas e relevantes na hora da entrega do sermão, contudo devo dizer também que a maioria das vezes o que vem a cabeça do pregador não passa de pensamentos próprios.

A diferença de tempo entre o pensar e o falar é de 4 a 5.

A capacidade do nosso cerebro de gerar pensamento é de quatro(4) a cinco vezes maior  que a capacidade de nossa boca em pronuncia-los.   Nossa fala não acompanha a velocidade em que brotam os pensamentos em nosso cérebro. Isto significa que para cada 15 segundos de palavras temos 45 segundos de pensamentos. Isto tem levado muitos pregadores a pensar que tudo que vem a cabeça deles enquanto estão pregando vem do Espírito Santo. Nem sempre é.

Hora de concluir.hora de concluir

Depois dessas considerações iniciais é hora de explicar algumas técnicas usadas para por fim ao sermão. Encerrar é concluir. Não precisa dizer que vai concluir, basta concluir. Esse é um erro clássico dos pregadores, dizer a todo momento ” já estou terminando” e não terminar.

Como encerrar o sermão?

Se você pregador se preparou adequadamente para a exposição da Palavra, então você tem uma mensagem clara da parte de Deus para entregar. Então entregue sem rodeios.

Vejamos alguns pontos considerados como corretos para terminar um sermão.  Lembrando mais uma vez;  não diga que já vai concluir, mas se por acaso falar que já vai terminar , então termine mesmo.

A conclusão do sermão pode se dar de quatro formas:

1- Reapresentação do tema de forma rápida.  De forma inteligente faça um resumo do assunto do seu  sermaõ. Por exemplo “Aprendemos nessa noite sobre …. ” ;  “Como pudemos observar… ” ;  “O que o Espírito Santo quis nos ensinar nessa noite foi…”. Mas tome cuidado para não repregar a mensagem.  A conclusão, não deve ser muito esticada, deve durar mais ou menos uns 10% do tempo total do sermão, se usamos trinta minutos para pregar devemos então gastar  3 minutos para concluir.

2- Em forma de Aplicação. Elemento importante de um sermão. Mediante esse processo, mostramos ao ouvinte aquilo que a Palavra estás pedindo para ser feito. Geralmente o pregador ao preparar a mensagem já percebe de antemão qual reação deseja do ouvinte, por exemplo: Mudança de atitude; tomada de decisão, desafio a ser seguido etc. É importante lembrar que a aplicação deve em primeiro lugar ser aplicado ao próprio pregador.  Nessa forma de concluir o pregador conduz o ouvinte a dar um passo de fé. Por Exemplo: Se você pregou sobre oração então deve incentivar os ouvintes a começarem a orar, a terem uma vida de oração etc, se a mensagem foi sobre jejum, convide-os a jejuarem, marque um jejum e convide-os para fazerem parte; se a mensagem foi sobre arrependimento incentive-os a isso. Lembrando que sempre a aplicação tem que estar em  concordância com o tema (assunto) da mensagem.

3-Em forma de Apelo. Muito parecido com a  aplicação, o apelo é também muito utilizado como forma de conduzir o ouvinte a por em pratica o que ouviu da palavra de Deus. Esse apelo não é aquele do “quem quer aceitar Jesus”; esse é mais ou menos do tipo, “Quero convidar você querido ouvinte, irmão, etc, a colocar em pratica essa palavra…. ” ;  ” Quem gostaria de começar hoje a …..” enfim tem muitas formas de se fazer um apelo que convence sem ser chato e que leva as pessoas a colocarem em pratica os ensinamentos ouvidos.

4- Usando as três formas acima de uma maneira inteligente. Para quem já tem um pouco mais de experiência pode na conclusão do sermão usar as três formas de uma vez só. Pode reapresentar o tema rapidamente, fazer a aplicação e o apelo de uma forma muito inteligente.

Nossa tarefa como pregadores é levar os nossos ouvintes a uma transformação através da palavra pregada por isso tanto quanto a introdução quanto a  conclusão devem ser realizadas com muito cuidado e atenção, pois pode-se  colocar tudo a perder nesse momento.

Então o que você acha de começar a praticar uma dessas formas de encerrar o sermão? Ou você quer praticar  as três juntas?

E se por acaso  você conhecer outras formas de encerrar um sermão, compartilhe  conosco deixando-as em nosso comentário.

 

 

 

Quer Aprender a pregar como Jesus Pregava?  

pastorsilvano

Bacharel em Teologia, pós-graduando em Docência do Ensino Superior. Membro da Comissão de Ética da Convenção das Igrejas o Brasil Para Cristo -MG. Fundador e Coordenador do Seminário Setevit ( Seminário Teológico). Editor do Escola para Pregadores. Pastor Atuante em Santa Cruz de Minas e Tiradentes - MG

Website: http://www.escolaparapregadores.com

6 Comentários

  1. Pingback: Introdução de Sermão o que é? | Escola Para Pregadores

  2. finalizar com um louvor e apelo e o ideal pra min mais aprendi muito com vcs e estou começando agora a pregar o amor de deus

    • admin

      Elias é isso mesmo. A conclusão pode ser em forma de louvor. Nesse caso o pregador deve escolher a dedo o louvor e ele ou os levitas devem iniciar o louvor sem hiato, sem aquele tempo que leva em alguém se preparar para cantar.

  3. Me ajudou bastante,uma forma de terminar uma pregação é convidar os irmãos a virem na frente e orar por um tempo,ou tipo:Coloque sua mão no coração,e comece a orar pelas vidas,se não conseguir orar por um pouco mais de tempo que o normal chame um irmão,alguém do ministério de oração ou sei lá o que Deus lhe colocar no coração!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *