CASAMENTO RELIGIOSO PARA EFEITOS CÍVIS

  • Sumo

CASAMENTO RELIGIOSO PARA EFEITOS CÍVIS

Casamento é Projeto de Deus 

O casamento é uma criação  divina, contudo é também uma instituição cívil  e como tal está sugeito a regulamentações legais.

É necessário então que  o pastor, ou oficial que for celebrar o casamento esteja familiarizado com as leis do Estado e da Nação onde estiver celebrando.

Certamente se atera a relacionamentos que estejam dentro dos principios bíblicos, pois assim manterá sua consciência tranquila ao mesmo tempo em  que está cumprindo os requisitos da lei.

Casamento Religioso Para efeitos civis deve ser Registrada

Todo ministro bem preparado sabe que deve manter um registro no qual fará constar os casamentos realizados em sua igreja, com todos os dados necessários, e a assinatura dos cônjuges, das testemunhas e do ministro oficiante. (veja modelo)

Onde o Casamento Religioso Para efeitos civis deve ser Realizado?

Pode ser celebrada no templo, ou em uma casa particular, mas sempre na presença de testemunhas. Independente do local onde será celebrada é  conveniente que o pastor e os cônjuges ensaiem antes a  programação da cerimônia para evitar confusões e aqueles corre corre de ultima hora.

O pastor que prima por uma cerimonia de casamento que honre ao Senhor agirá assim:

  1. Orientara e participará de um ensaio com as pessoas envolvidas
  2. Mostrará como se deve entrar e sair durante uma cerimônia nupcial.

Casamento Religioso:

É a Cerimonia de casamento em que os nubentes já realizaram o casamento no civel  Nesse caso antes de  de realizar a cerimônia religiosa o pastor  exige dos nubentes a certidão de casamento civil e ao dar inicio a Cerimônia religiosa mostra a Certidão para a assembleia. Caso queira pode ate ler o documento e logo em seguida dá continuidade a celebração.

Casamento Religioso Para  Efeitos Civis

Nesse caso  antes de realizar a cerimônia, o pastor pedirá aos noivos a certidão de habilitação para eles poderem se casar. Essa certidão é requerida junto ao cartório do distrito de residência de um dos nubentes. Com esse documento em mãos, o pastor realiza o Casamento Religioso para Efeitos Civis. 

Apos a cerimônia,  o casal ou um de seus familiares, levará  ao cartório o Termo de Casamento Religioso para Efeitos Civis, comprovando a realização da cerimônia religiosa, e solicitando a Certidão de Casamento, devidamente registrada.

Existem municipios que as vezes poem obstavulos a realização desse tipo de casamento, mas  é importante que todos os pastores tenham conhecimento da lei que lhes  outorga a o direito de celebrar um casamento religioso para efeitos civis.

Pastores amados não se  coloquem em uma posição inferior a da autoridade civil.

No proximo Artigo Um Modelo de TERMO DE CASAMENTO RELIGIOSO PARA EFEITOS CIVIS. 

Por pastor Silvano da Silva Reis.

Gostou compartilhe com um amigo.

Bacharel em Teologia, pós-graduando em Docência do Ensino Superior. Membro da Comissão de Ética da Convenção das Igrejas o Brasil Para Cristo -MG. Fundador e Coordenador do Seminário Setevit ( Seminário Teológico). Editor do Escola para Pregadores. Pastor Atuante em Santa Cruz de Minas e Tiradentes - MG

1 comment for “CASAMENTO RELIGIOSO PARA EFEITOS CÍVIS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Hide me
Inscreva-se abaixo para receber novos artigos
Deixe seu Email:
Show me
Leia o post anterior:
Sermao Para o Dia dos Pais
Sermão para o dia dos Pais

DIA DOS PAIS Introdução: 1. Observando atentamente nosso calendário, notamos que ele possui grande número de dias especiais, como o...

Fechar