Casamento Religioso Para Efeitos Civis.

  • SumoMe

casamento religioso para efeitos civis

O Casamento é uma instituição civil e religiosa

O Casamento é uma instituição civil e religiosa, estando, portanto sujeito a  regulamentos jurídicos.

O pastor deve familiariza-se com as leis do Estado e da nação onde estiver celebrando esta cerimônia, pois só assim manterá sua conciência tranquila, sabendo que está cumprindo os requesitos da lei. Além disto, deve manter um registro no qual fará constar os casamentos realizados em sua  igreja,com todos os dados  necessários e a assinatura dos cônjuges, das testemunhas e do  ministro oficiante.

A  cerimônia pode ser celebrada no templo, ou em uma casa particular,mas sempre na presença de testemunhas.

Convém que o pastor e os cônjuges ensaiem antecipadamente a ordem do  programa da cerimônia para evitar confusões. O pastor deve orientar e participar de um ensaio com as pessoas envolvidas, mostrando como se deve entrar e sair durante uma cerimônia nupcial.

Casamento Religioso Para Efeitos Civis.

Em Algumas cidades Brasileiras, o pastor, antes de realizar  a cerimônia religiosa, exige dos nubentes a certidão de casamento civil. Porém, em  outras cidades, o pastor realiza o Casamento Religioso para Efeitos Civis. Nesse último caso, antes de realizar a cerimônia, o pastor exige dos noivos a certidão de habilitação para eles poderem se casar. Essa certidão é requerida junto ao cartório  do distrito de residencia de um dos nubentes. De posse desse documento, o pastor realiza o Casamento Religioso para Efeitos Civis.

Na semana seguinte à cerimônia, o casal ou  um de seus familiares, encaminha ao cartório o Termo de Casamento Religioso Para Efeitos Civis, comprovando a realização da cerimônia religiosa, e solicitando a Certidão de Casamento, devidamente registrada. Pastores que exigem antecipadamente  a apresentação da certidão de casamento civil estão, inadvertidamente sem  necessidade, colocando-se em posição inferior a da autoridade civil.

Serie Casamento.

Fonte: Manual do Ministro. Ed. Revisada e aumentada para a Bíblia do Ministro. Ed. Vida. 1996.

Talvez Goste de Ler:
Considere se inscrever em nossa lista e receber nossas atualizações.

Quero Me inscrever na Escola Para Pregadores por Email

Quer Aprender a pregar como Jesus Pregava?  

pastorsilvano

Bacharel em Teologia, pós-graduando em Docência do Ensino Superior. Membro da Comissão de Ética da Convenção das Igrejas o Brasil Para Cristo -MG. Fundador e Coordenador do Seminário Setevit ( Seminário Teológico). Editor do Escola para Pregadores. Pastor Atuante em Santa Cruz de Minas e Tiradentes - MG

Website: http://www.escolaparapregadores.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *