As três peneiras

As três peneiras

Um rapaz procurou Sócrates e lhe disse que precisava contar algo sobre alguém. Sócrates  ergueu os olhos do livro que li e perguntou:

– O que você vai contar já passou pelas três peneiras?

– Três peneiras?

– Sim. a primeira é a verdade. O que você quer contar dos outros é um fato? Caso tenha ouvido falar, a coisa que deve morrer por ai mesmo. Suponhamos que seja verdade. Deve antes passar pela segunda peneira: a bondade. O que você vai contar é coisa boa? Ajuda a construir a fama do proximo?

Se o que vai contar é verdade, e é coisa boa, deverá ainda passar pela terceira peneira: a necessidade. Convém contar? ReSoc ratsolve alguma coisa? Ajuda  alguém? Melhora alguma coisa?

E arrematou Sócrates:

– Se passar pelas três peneiras, conte! Tanto eu quanto você e os outros iremos nos beneficiar. Caso contrario, esqueça e enterre tudo. Será uma fofoca a menos para envenenar o  ambiente e  fomentar  a discordia entre irmãos, amigos e colegas.

Devemos ser sempre a estação terminal de qualquer comentário infeliz.

“Os sábios escondem a sabedoria, mas a boca do tolo é uma destruição” Pv.10.14

 

Quer Aprender a pregar como Jesus Pregava?  

pastorsilvano

Bacharel em Teologia, pós-graduando em Docência do Ensino Superior. Membro da Comissão de Ética da Convenção das Igrejas o Brasil Para Cristo -MG. Fundador e Coordenador do Seminário Setevit ( Seminário Teológico). Editor do Escola para Pregadores. Pastor Atuante em Santa Cruz de Minas e Tiradentes - MG

Website: http://www.escolaparapregadores.com

1 Comentário

  1. Pingback: Dom de Sabedoria | Escola Para Pregadores

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *