Como as pessoas fazem para esconder seus pecados.

  • Sharebar

Como as pessoas fazem para esconder seus pecados.Como as pessoas fazem para esconder seus pecados.

Escondendo os pecados através de Mecanismos de Defesa.

Por pastor Silvano da Silva Reis

Texto Bíblico. Gn. 3.7-13

Introdução:

1-Deus Criou o homem conforme a sua Natureza: ou seja  a sua imagem.

(Gênesis 1:27) –“ E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”.

2- A natureza do Homem é corrompida pelo pecado.

(Gênesis 2:17) – ‘Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás”.

-A partir do momento que Adão pecou ele transmitiu para todos os seus descendentes o pecado original ( corpo do pecado).  Todos nós trazemos em nosso interior o corpo do pecado.

3-A natureza pecaminosa do Ser humano Ou esse corpo do pecado opera muitas vezes através do seu inconsciente.

a)      O apostolo Paulo diz o seguinte sobre isso em Rm.7.18-20. “Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; e, com efeito, o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem. (19) Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço. (20) Ora, se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim”.

b)      Há conflitos dentro de Nós, entre o certo e o errado. Há uma força dentro de Nós que conspira para que os desejos carnais sejam realizados, mesmo que estejam errados e curiosamente essa força (corpo do pecado), tranqüiliza nossa mente dizendo que não tem nada haver, que não tem problema alguma em fazer algo de errado de vez em quando. P.Ex: Mentir, fingir e jogar a nossa culpa nas costas dos outros.

c)       Satanás se aproveita disso para corromper nossa mente e realizar seus propósitos destruidores.

Podemos Chamar essa força ou esse corpo do pecado de MECANISMO DE DEFESA  INCONSCIENTE que são usados por nós para nos livrar de culpas, medos e erros.

Quero a partir de agora Mostrar Três  tipos de Mecanismo de Defesa que muitos usam para esconder seus pecados, medos e erros. São Estes:

1-      Repressão: A repressão é uma forma  de Defesa que nos faz esquecermos de tudo que é desagradável ou que não gostamos. Reprimimos nossos pensamentos não queremos pensar sobre algo que nos desagrada. Por ex. Ir ao dentista. Visitar um Pai  ou uma mãe que lhe bateu, esquecer uma pessoa que lhe magoou muito etc.

2-      Projeção: Como o nome diz é projetar sobre o outro aquilo que sentimos. Esse mecanismo de Defesa se manifesta em algumas pessoas quando elas se sentem incomodadas por possuírem defeitos morais ou por que comentem sempre as mesmas faltas (pecados). Então o que ela faz? Ela projeta seu próprio defeito nos outros. Por exemplo: ela não gosta uma pessoa ai ao invés de dizer: “eu não gosto de fulano” ela diz: “fulano não gosta de Mim”.

As pessoas que tem pecados e se sentem culpadas, Se sentem aliviadas projetando seu pecado em cima dos outros. Exemplo: O mentiroso se sente aliviado dizendo que todos mentem. O adultero fica sempre desconfiando de todo mundo, para ele todos são adúlteros como ele.  O enganador suspeita que todo mundo engana, igual a ele.

O fofoqueiro  quando vê alguém conversando baixo ou em segredo logo pensa que estão falando dele.  E assim é.

3-      Racionalização:  a racionalização consiste em formular razões aceitáveis mas não corretas para esconder seu erro ou sua culpa.

 

É uma forma de se livrar rápido da culpa culpando outros e assim criando uma defesa para si mesmo.

Por Exemplo: O ladrão rouba alguém  e diz que a vitrima é rica ou então está roubando só para comer e dar de comer aos seus filhos.  O aluno  não estuda e diz que o professor não fez  bem a pergunta, ou que o professor não sabe ensinar a matéria. O Atrasado diz que a culpa é transporte, do governo que não melhora as condições do povo etc.

O que nós vimos através de Adão  foi exatamente isso: Um mecanismo de defesa que a natureza pecaminosa que ele adquiriu logo depois da desobediência a Deus Gerou. O que ele fez foi isso: vamos ver: (Gênesis 3:12) – “Então disse Adão: A mulher que me deste por companheira, ela me deu da árvore, e comi. (12) E disse o SENHOR Deus à mulher: Por que fizeste isto? E disse a mulher: A serpente me enganou, e eu comi.

E a serpente se pudesse falar diria: a culpa é sua de ter me expulsado lá do céu.

 

E você amado que desculpas têm arrumado para encobrir seus erros e seus pecados.

Não acha que já tá na hora de mudar isso.

 Deus nessa noite quer de nós uma nova posição, quer que enterremos de vez o velho homem e vivamos de acordo com a natureza de Cristo.

 Tome coragem e através do sangue de Jesus, se torne hoje um novo homem e uma nova mulher.

Deus Abençoe a todos.

Talvez goste de ler:

Como eu faço para adorar a Deus.

Abrindo os olhos para enxergar minha benção.

As Três Peneiras

Compartilhe:

 

 

pastorsilvano

Bacharel em Teologia, pos-graduando em Docência do Ensino Superior . Membro da Comissão de Ética da Convenção das Igrejas o Brasil Para Cristo -MG. Fundador do Seminário Setevit. Fundador do Site: Escola para Pregadores. Pastor Atuante em Santa Cruz de Minas e Tiradentes - MG


Deixe seu comentario


Switch to our mobile site

Leia o artigo anterior:
O NORMAL DE DEUS NA VIDA DO CRENTE – Escola para Pregadores

O NORMAL DE DEUS NA VIDA DO CRENTE  Sermão do Pastor Walter Pacheco - Postado por Pastor Silvano da Silva...

Close