O dom de Fé. Serie dons Espirituais

  • Sharebar

dom de fé

Lição: 6. O dom de Fé.

Leitura Recomendada: 1 Co.12.1-11; Hebreus 11.1-40.

Texto Básico: “E a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar; ” (1 Co.12.9).

Objetivo da Lição:

Entender a diferença entre os diversos tipos de  fé existentes. Por exemplo: a fé Natural, a fé santificadoras, a fé para a salvação e fé (sobrenatural) como Dom.

Introdução:

De alguma forma todas as pessoas têm fé. Algumas, muita, outras menos. Mas de modo geral todos a possuem. A bíblia diz em Romanos 12.3 “Pense com moderação, conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um”.

A fé sobre a qual iremos estudar difere dessa fé que todo ser humano carrega dentro de si. A fé que trataremos nessa lição se trata de algo extraordinário que quando em ação é capaz de viver milagres excepcionais operados por Deus mediante a fé.

EXPOSIÇÃO DO ESTUDO.

1-  A fé Natural. O dicionário Michaelis define a fé como sendo: Crença, crédito; convicção da existência de algum fato ou veracidade de alguma afirmação. A fé natural acredita apenas em fatos palpáveis e visíveis. E experiência que podem ser realizadas, em obras que podem ser executadas. É a fé de Tomé (Jo 20.24,25) que só acredita em coisas tangíveis e visíveis.

2- A fé salvadora. Rm.5.1.  “Sendo pois Justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo; Pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes…”. A fé salvadora vem pelo ouvir. Rm.10.17. “De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela Palavra de Deus”.

3- A fé Santificadora.  A fé santificadora pode ser entendida como parte do processo de desenvolvimento do cristão que deseja e acredita que a cada dia pode se tornar melhor. Em Gálatas 5.22 ao lermos sobre o “Fruto do Espírito” nos deparamos com a “fé” fazendo parte dos nove princípios do fruto do Espírito. O que demonstra que precisamos desenvolver um tipo de fé que santifica nossa vida. A Fé santificadora desenvolve o caráter do cristão.

4- A fé como um Dom. A fé como um dom é algo que vai muito além do natural. Ultrapassa as barreiras do possível e entra no campo do impossível. Pessoas dotadas desse dom são capazes de crer com confiança sobrenatural e têm a habilidade de confiar em Deus de uma forma especial. Ele ou ela  sabe que Deus vai fazer o impossível acontecer mesmo que outros crentes não consigam acreditar. A Bíblia define a fé como: “Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem” (Hebreus 11.1). A Bíblia Amplificada traduz assim este versículo acima: “Agora, a fé é a convicção, a confirmação, a certidão das coisas pelas quais nós esperamos, sendo a prova das coisas que nós não vemos, e a convicção de sua realidade. A fé é perceber como real o que não se revela aos sentidos”.

“O Dom de fé é a capacitação divina para agir á luz das promessas de Deus com confiança e fé, não duvidando, mas, crendo que Deus é capaz de cumpri-las”(2ºCTL, José Lima.p.156).

Conclusão: Podemos concluir dizendo que: Quando Paulo nos exorta a não sermos ignorantes em relação aos dons, ele sabia o valor de cada um para a vida do crente e por isso mesmo ele nos exortou também a procurar os melhores dons, e certamente ele sabia que a fé como um dom seria importantíssimo para nossa vida e para o ministério cristão. Fé é fundamental para viver o sobrenatural de Deus em nossas vidas e auxiliamos outros a confiar nas promessas de Deus. E você tem esse dom?

Perguntas para Revisão:
1-      O que é a fé natural?

2-      O que é a fé Salvadora?

3-        O que é a fé Santificadora?

4-       Em sua opinião há diferença entre fé natural e fé santificadora?

5-       O que você entendeu sobre o dom de fé.

Subscreva Na Escola Para Pregadores por Email

pastorsilvano

Bacharel em Teologia, pos-graduando em Docência do Ensino Superior . Membro da Comissão de Ética da Convenção das Igrejas o Brasil Para Cristo -MG. Fundador do Seminário Setevit. Fundador do Site: Escola para Pregadores. Pastor Atuante em Santa Cruz de Minas e Tiradentes - MG


Um comentario to “O dom de Fé. Serie dons Espirituais”

  1. Ana Paula Franco em janeiro 7th, 2014 as 21:15

    Aleluia!! Texto excelente, creio que esse seja meu dom, apesar de “nova na fé sacrificadora” vou colocar assim pq foi a pouco tempo que resolvir escolher um congregacao para seguir Jesus, sempre tive uma convicção sobrenatural na palavra de Deus, e sempre reconheci os milagres que ele ja fez em minha vida, mas os desejos carnais não me deixavam sair do lamação do pecado, hj estou liberta em nome de Jesus. Que Graça e a Paz de Deus esteja com você.

Deixe seu comentario


Switch to our mobile site

Leia o artigo anterior:
Dom da Palavra da Ciência – Série Dons Espirituais.

Lição: 5. O dom da Palavra da Ciência. Leitura diária: 1 Co.12.1-11 Texto Básico: “Porque a um Pelo Espírito é...

Close