Fui Convidado para pregar e agora…

  • Sharebar

Por pastor Silvano da Silva Reis.
fui convidado para pregar e agora...
Pregar com tema previamente escolhido não é fácil, muitos pregadores pensam assim. Contudo com um pouco de cuidado, atenção e oração atuaremos como atalaias de Deus.

O convite para pregar pode  ser para alguns pregadores uma verdadeira oportunidade de levar mais uma mensagem de Deus enquanto que para  outros pregadores o convite se transforma em uma verdadeira agonia.

Fui convidado para pregar e agora…

Primeiro fique calmo e agradeça a Deus pela oportunidade.

Segundo saiba com antecedência qual é o tema do evento.  Normalmente convites  são feitos para ocasiões especiais e normalmente  são eventos de casamentos, aniversários, campanhas, congressos, seminários etc.

Nestes casos o  Tema é apresentado pelos organizadores do evento e cabe ao pregador o desafio de desenvolve-los. Fique tranquilo, pois embora exista um tema, ele é geral, abrangente e o pregador pode e deve  torna-lo especifico. (Mas por favor não fuja do tema).

Um tema pode gerar varias mensagens como por exemplo:   TEMA DO CONGRESSO. “A VIDEIRA VERDADEIRA”  JOÃO 15.1-8.

O pregador poderá abordar  sobre: “Como Ter uma vida frutífira na presença de Deus”. ; ou “Que frutos o Senhor espera encontrar em minha vida ?”;  etc . Há muitas maneiras de tratar sobre um tema.

Caso o convite tenha sido para ocasiões especiais como:

Casamento, Natal , Aniversariante , Dízimos, Batismo, Consagração, Aniversário da Igreja , Posse , Cultos dos departamentos ( Juventude, irmãs, crianças, etc.), Nascimento e apresentação de bebês,  Funeral,  Doutrinário, Evangelísticos,  etc.

baner-2

O que se deve fazer é conhecer e dominar os textos bíblicos relacionados a eles para explora-los mais facilmente. Um ótimo exercícios seria tomar um papel e lápis e colocar ao lado de cada assunto versículos que são relacionados a eles.

“Para pregar, o pregador leigo deve combinar ou casar o assunto do sermão com um texto da palavra de Deus”.

Que tal exercitar um pouco agora?

Ao receber um convite para pregar em situações como as que foram acima citadas ore e peça a Deus respostas. “Clama a mim e responder-te-ei e te direi coisas ocultas que não sabes”. Jeremias 33.3

Recomendo a leitura de :

O que devo Pregar?

Como Escolher um Texto Para Pregar

Que Tal  considerar a possibilidade de assinar nossa lista de email e receber as novidades sempre que um novo artigo for  postado. Clique no link abaixo e Subscreva.

 Subscreva na Escola Para Pregadores por Email

pastorsilvano

Bacharel em Teologia, pos-graduando em Docência do Ensino Superior . Membro da Comissão de Ética da Convenção das Igrejas o Brasil Para Cristo -MG. Fundador do Seminário Setevit. Fundador do Site: Escola para Pregadores. Pastor Atuante em Santa Cruz de Minas e Tiradentes - MG


6 Responses to Fui Convidado para pregar e agora…

  1. Marcelo disse:

    Graça e paz, bom dia.
    tive a grata surpresa de Jesus falar comigo mais uma vez nesta manhã, através de seu blog e das mensagens. Realmente muito gratificante ver boas postagens, Jesus sej louvado !
    Quando puder, me visite, estou acompanhando o seu blog ok?
    Vc me autoriza a publicar algumas postagens no meu blog?

    Deus abençoe !
    Marcelo
    http://www.marceloibl.blogspot.com

  2. admin disse:

    Marcelo, obrigado por visitar meu blog e principalmente pelas palavras de incentivo. Quanto a publicar algumas das postagens fique a vontade desde que informe a origem, sem problemas. E pode deixar que visitarei e seguirei seu site. Abraços. pr. Silvano.

  3. [...] está cumprindo os requesitos da lei. Além disto, deve manter um registro no qual fará constar os casamentos realizados em sua  igreja,com todos os dados  necessários e a assinatura dos cônjuges, das [...]

  4. Prezados, graça e paz.
    Sugiro também, em casos de temas pré-definidos, fazer uma exegese apurada do texto base, como também um levantamento da cultura da época (pano de fundo) e como o texto está relacionado ao pano de fundo. Com isso, o pregador terá em mãos um conteúdo como subsídio a mais para o que Deus lhe colocar no coração para pregar.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Switch to our mobile site

Leia o artigo anterior:
Quando Vem o Avivamento

Por Pastor Silvano da Silva Reis Avivamento. Texto: Habacuque 3.2 “Ouvi, Senhor a Tua Palavra, e temi: aviva ó Senhor,...

Close