Sermao Para Celebrar Noivado

  • Sharebar

Sermao para celebrar noivado
Se Preparando para Sair da Casa dos Pais.
Por pastor Silvano da Silva Reis
1- “(Gênesis 2:24) – Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.”

2- “(Mateus 1:18) – Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem, achou-se ter concebido do Espírito Santo.”

O que é o Casamento? é a união definitiva de duas Pessoas.

O que é o noivado? É um tempo de preparação para a união definitiva de duas pessoas.

As palavras “noivo” e “noiva”, achadas muitas vezes nas Escrituras referem-se aos casais “DESPOSADOS”, que era na cultura dos judeus o estado antes do casamento semelhante ao “noivado” da nossa cultura (Is 62:5).
O “desposado” era reconhecido perante a lei e somente podia ser desfeito no caso de infidelidade sexual que podia ser punida com até a morte dos culpados (Dt 20:7; 22:23-29, Mt 1: 19).

Antes de um casal decidir noivar, cada um tem a oportunidade de observar se está disposto a uma vida de entrega, de renúncia e de dedicação ao outro. Precisam saber se essas características já estão presentes, ou se, ao contrário, as motivações para o casamento são egoístas e autocêntricas, em que cada um apenas “busca os seus próprios interesses”.

Nenhum casal deve noivar até que os dois estejam seguros de que seu propósito é permanente.

O tempo do desposado durava mais ou menos um ano e durante este tempo o rapaz era dispensado do serviço militar (Dt 20:7) e o casal podia arrumar sua morada futura e geralmente a noiva fazia a sua veste nupcial

O noivado é metade do caminho entre o namoro e o casamento

A importância do noivado para o cristão

Existem muitos motivos para que o noivado seja mantido entre os cristãos, embora os costumes tenham mudado no que se refere aos dotes e outras práticas. Vejamos:

1)O noivado é um modo de formalizar um compromisso. Sabemos que o ser humano tende a falhar em suas promessas, e o noivado firma as promessas do namoro diante de Deus, da igreja e da sociedade.

2)O noivado evita a irresponsabilidade por parte de ambas as partes envolvidas no relacionamento e estabelece um limite no tempo de namoro.

O namoro serve para confirmar o relacionamento e o noivado para afirmar esta confirmação

Ser noivo significa afirmar que já fizeram a escolha definitiva e que estão assumindo um compromisso de, em breve, se casar.

Preste atenção: Durante o namoro vocês se conheceram e viram que era isso mesmo o que queriam e que Deus havia aprovado, agora estarão noivando para confirmar diante da igreja a decisão que tomaram, assumindo publicamente este compromisso. Eis aí um dos motivos pelo qual terminar um noivado é algo bastante sério.

3)Na sociedade não existe mais o noivado por causa da falta de compromisso, na igreja ele é mantido por causa do testemunho cristão!

Como os noivos devem se comportar até o dia do Casamento?

Neste período deve ser mantido a santidade do casal. A vigilância deverá ser maior ainda, principalmente pelo fato de ambas as partes já terem decidido a respeito do casamento.

Quando olhamos para o noivado a luz da Bíblia, percebemos que ele é usado como figura do relacionamento entre Cristo e a Igreja (ver todo o livro de Cantares. Exemplo: Ct 4.8-12).
Neste relacionamento existem elementos importantes:

1. Jesus vem buscar uma noiva santa (Mt 25.1-6) –
2. O noivo também é santo (Jesus é Santo!)
3. Cabe a todos zelar por está santidade (II Co 11.2)

Os pais zelam pela santidade dos filhos, não permitindo certas atitudes; o pastor zela pela santidade na igreja.

D)Jesus não abandonará a sua noiva, Cristo virá nos buscar, assim os noivos devem honrar o seu compromisso.
Você poderia imaginar Jesus “dando um cano” na igreja? Você poderia imaginar Jesus não honrando os seus compromissos e as promessas que fez a sua noiva? É impossível Jesus nos abandonar!
Is 62.5; Ap 19.7; 21.2; 22.17

A Espírito Santo e a noiva diz: Vem! Ela deseja casar!
Já imaginou o noivo respondendo: Quem sabe venho, ou então, deixa para daqui a alguns anos.

Absolutamente não! O noivo diz: Certamente! E tem mais: Cedo venho!

Conclusão:

Daqui a um determinado tempo, vocês se casarão. Procurem então se preparem para deixar o lar, os pais e viverem uma vida abençoada por Deus, Juntos.

Agora é o tempo de a noiva preparar o enxoval. A noiva fica imaginando sua casa.
Agora é tempo de o Noivo preparar um teto (moradia) e saber como vai sustentar a noiva.

Agora é o tempo dos pais da noiva se acostumarem com a idéia de que a filha vai morar longe deles
Agora é o tempo dos pais do noivo se acostumarem com a idéia de que o filho vai constituir família e vai morar longe deles.

É isso o noivado é um tempo de preparação para a sair de casa.
Deus abençoe a todos.

Leia também:
Jugo desigual no namoro e Noivado
Jugo desigual no namoro e Noivado parte 2
Jugo desigual no namoro e noivado parte 3

pastorsilvano

Bacharel em Teologia, pos-graduando em Docência do Ensino Superior . Membro da Comissão de Ética da Convenção das Igrejas o Brasil Para Cristo -MG. Fundador do Seminário Setevit. Fundador do Site: Escola para Pregadores. Pastor Atuante em Santa Cruz de Minas e Tiradentes - MG


6 Comentarios to “Sermao Para Celebrar Noivado”

  1. [...] vem ao blog para ler nossas dicas para pregadores e também os posts sobre ilustrações, esboços de sermões etc. Se você perdeu alguma de nossas edições segue abaixo as principais dicas para pregadores [...]

  2. [...] 1996. // Envie esta página a um amigo! Talvez Goste de Ler: Sermão Para Celebrar Casamento Sermão Para Celebra Noivado Sermão que Conquista Considere se inscrever em nossa lista e receber nossas [...]

  3. [...] Sermão Para Celebrar Noivado [...]

  4. Marcos Henrique Reis em novembro 29th, 2012 as 19:28

    Interessantíssimo, muito abençoado.

  5. Marcos Henrique Reis em novembro 29th, 2012 as 19:29

    Benção.

  6. [...]  Sermão para celebrar noivado [...]

Deixe seu comentario


Switch to our mobile site